ENTENDA
Encerramento das atividades: O anúncio oficial de fim da Shell em país e o motivo estarrecedor
05/10/2023 às 21h18
Parte das principais empresas petrolíferas do mundo, a Shell tomou decisão em meio à guerra
Um comunicado oficial divulgado pela Shell ganhou repercussão mundial, após a multinacional anunciar que estava deixando um de seus principais países. Essa ordem foi dada em meio a uma verdadeira guerra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O anúncio foi feito em fevereiro de 2022, após os ataques da Rússia contra a Ucrânia. Como forma de protesto contra o ato violento, a companhia declarou que iria abandonar operações de petróleo e gás natural no território.
Segundo uma reportagem da CNN Brasil, na ocasião, a primeira ação da petrolífera foi interromper a compra de petróleo bruto russo e não renovar mais os contratos que estavam previstos com o país de Vladimir Putin, atingindo diretamente a economia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na nota divulgada, a empresa ainda confirmou que fecharia os postos de serviços e encerraria as operações de combustíveis de aviação e lubrificantes na Rússia. Além da Shell, a Visa e a Mastercard, que se são concorrentes, se uniram na decisão de também deixar o país.
Na época, Alfred F. Kelly, que era CEO da Visa, classificou os ataques de Vladimir Putin como inadmissíveis. “Somos compelidos a agir após a invasão não provocada da Ucrânia pela Rússia e os eventos inaceitáveis que testemunhamos”, disse em uma nota replicada pelo G1.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Lamentamos o impacto que isso terá em nossos valiosos colegas e nos clientes, parceiros, comerciantes e titulares de cartões que atendemos na Rússia. Esta guerra e a ameaça contínua à paz e à estabilidade exigem que respondamos de acordo com nossos valores”, pontuou.
Já acabou a guerra da Rússia?
O conflito teve início em fevereiro de 2022, após o exército russo invadir a Ucrânia. Quase 2 anos depois, os países, que têm longo histórico de disputa, continuam se enfrentando.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Até R$2900 na conta: Saque do FGTS é liberado no início de 2025 para salvar CLTs em apenas 5 passos online
● R$30,4 BI e +4 alertas a motoristas: Tarcísio crava 3 viradas no IPVA em São Paulo para 2025
● Toyota sem chão: Honda arma fusão com rival nº1 para aniquilar concorrentes e paralisa mundo das montadoras
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]