BOMBA!

Decreto do Detran: O anúncio de Tralli com lei de trânsito da CNH que traz obrigação e pior multa a motoristas

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Tralli - Detran (Foto: Reprodução - Globo, Montagem - TV Foco)

Motoristas brasileiros são surpreendidos com nova lei de trânsito confirmada por César Tralli, que chega com multa severa

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) divulgou um novo decreto que promete trazer mudanças significativas para os motoristas brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O anúncio, feito por César Tralli, chama a atenção para as novas exigências e penalidades que afetarão a vida de quem está nas ruas.

Nova lei de trânsito é armada (Fotos: Reproduções / Canva)

Durante edição do Jornal Nacional que foi ao ar no dia 23 de março desse ano, a Globo pegou todos os motoristas de surpresa ao comunicar que: “Milhões de motoristas de vans, ônibus e caminhões ainda precisam colocar o exame toxicológico obrigatório em dia“.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em março de 2024, milhões de motoristas de vans, ônibus e caminhões enfrentaram um desafio crucial: a necessidade de atualizar seus exames toxicológicos obrigatórios. 

De acordo com a Câmara dos Deputados, essa exigência, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro desde 2020, visa garantir que motoristas profissionais das categorias C, D e E estejam livres de substâncias psicoativas que possam comprometer a segurança nas estradas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Multas

O prazo final para a realização do exame era 31 de março de 2024. No entanto, até essa data, cerca de 2,5 milhões de motoristas ainda não haviam realizado o teste. 

Para evitar multas, esses motoristas receberam uma tolerância adicional de 30 dias, permitindo que regularizassem sua situação até o final de abril.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A obrigatoriedade do exame toxicológico havia sido suspensa temporariamente em 2022, mas foi retomada em outubro de 2023 devido ao aumento dos acidentes de trânsito envolvendo motoristas profissionais. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A multa para quem não realiza o exame é de R$ 1.467,35, considerada uma infração gravíssima, resultando em sete pontos na carteira de habilitação.

Os exames toxicológicos devem ser realizados a cada 30 meses em laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). 

Esses testes são essenciais para detectar o uso de substâncias como anfetaminas e cocaína, que podem manter os motoristas acordados por longos períodos, mas também aumentar o risco de acidentes devido à condução perigosa.

Cuidados no trânsito

A rotina exaustiva dos motoristas de caminhão, muitas vezes, leva ao uso de drogas para suportar longas jornadas.

Motoristas como Robson de Matos e Vagner Coelho relataram que a pressão para cumprir prazos e a falta de descanso adequado são fatores que contribuem para o uso de substâncias psicoativas. 

Segundo o G1, a implementação rigorosa dos exames toxicológicos é uma medida para combater esse problema e aumentar a segurança nas estradas.

O vice-presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, Ricardo Hegele, destacou a importância desses exames, afirmando que eles verificam se o motorista teve contato com substâncias psicoativas nos últimos 90 a 180 dias. 

Essa medida é crucial para garantir que os motoristas estejam em condições seguras para conduzir veículos de grande porte.

A retomada da obrigatoriedade dos exames toxicológicos reflete uma preocupação crescente com a segurança no trânsito no Brasil. 

Com a aplicação rigorosa dessas medidas, espera-se uma redução significativa nos acidentes causados pelo uso de drogas, protegendo tanto os motoristas quanto os demais usuários das estradas.

Morte no transito é crime financiável?

No Brasil, a morte no trânsito pode ser considerada um crime financiável, dependendo das circunstâncias.

Se o motorista estiver sob efeito de álcool ou drogas, ou se houver dolo eventual (quando o motorista assume o risco de causar um acidente), a pena pode ser mais severa e, em alguns casos, não financiável.

No entanto, em situações de homicídio culposo (sem intenção de matar), a legislação permite a fiança, e o motorista pode responder ao processo em liberdade.

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Sair da versão mobile