O Governo emitiu um anúncio do abono expondo a situação à lista de CPFs
Todos os anos, os trabalhadores brasileiros são agraciados com 12 salários mensais, além de um décimo terceiro. Todavia, outro benefício que caiu como um presente e vem dando o que falar nos últimos tempos se trata do 14º salário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, enquanto o salário extra ainda não é aprovado de forma oficial para todos, alguns municípios tem tomado a frente e realizado o direito de saque para uma lista de trabalhadores.
Inclusive, quem expressou um comunicado sobre o assunto se trata do governo do Acre. O fato é que, por meio de uma nota, a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), foi informado à população e profissionais da Educação que notícias sobre o pagamento do 14º salário não são verídicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O órgão deixou claro que, devido às circunstâncias atuais do orçamento, o abono salarial aos profissionais da Educação não será pago no ano de 2023.
Vale destacar que, o cenário em questão se dá pela normalização das atividades escolares e aumento nos gastos típicos da área, como transporte e terceirizações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Durante a pandemia, houve uma redução temporária nestes custos, o que permitiu a concessão de abonos. Agora, com a retomada plena das atividades, o orçamento está integralmente comprometido com a manutenção e o desenvolvimento do ensino.”, diz um trecho da nota.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 1844,40 na conta: Novo salário mínimo chega à lista de trabalhadores em novembro; veja quem tem direito
● Salário mínimo tem aumento significativo para R$ 1.844,40 e brasileiros podem comemorar ainda em 2024
● Salário mínimo tem novo aumento no Governo Lula para 2025 e fica com valor maior do que o esperado
“Entendemos a importância do abono como reconhecimento ao dedicado trabalho dos profissionais de educação, e a impossibilidade de não concedê-lo neste ano não reflete uma diminuição no valor ou investimento no setor educacional.”, destacou ainda,
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“É uma medida necessária para garantir a aplicação eficiente e responsável dos recursos públicos.”, completou a nota sobre o pagamento do benefícico.
Qual a declaração do Governo sobre o 14º salário?
O Ministro da Previdência, Carlos Lupi, que foi nomeado por Lula, deu um parecer sobre o assunto. Segundo o que foi publicado pelo Jornal JF, ele afirmou que o pagamento em 2023 certamente não será pago, por conta da falta de orçamento.