EXCELENTE!

“R$10 bilhões”: O anúncio decisivo de Tebet sobre o INSS e confirmação que segurados mais queriam OUVIR

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

anúncio decisivo de Tebet sobre o INSS - (Foto: Reprodução / Internet)

Milhares de brasileiros pulando de alegria ao saber sobre anúncio decisivo da Ministra Tebet

Indiscutivelmente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é um dos órgãos mais importantes do Governo Federal. Para quem não sabe, ele é responsável por pagar a aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E por falar na autarquia, um grande anúncio da Ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet, fez brasileiros pularem de alegria.

O comunicado foi feito durante uma entrevista à edição de janeiro da Revista Conjuntura Econômica da FGV. Na ocisão, um dos temas abordados por ela foi sobre as filas que causaram transtornos aos brasileiros que buscavam obter o benefício ao longo do ano de 2023 e que ainda não foram totalmente resolvidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Simone Tebet é a atual ministra do Planejamento e Orçamento (Reprodução: NELSON ALMEIDA/AFP)

Com isso, um dos casos mencionados por ela nesse processo de melhoria foi o de uma equipe dedicada a investigar potenciais fraudes e equívocos nos pagamentos do INSS.

“Consideramos que esse trabalho pode gerar uma ‘economia’ que será aplicada para reduzir a fila da Previdência de pessoas que realmente precisam, chegando em um primeiro momento a cerca de R$ 10 bilhões. Essas são estimativas tiradas não apenas de trabalhos nossos, como do TCU”, disse a Ministra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, embora o anúncio positivo de Simone Tebet tenha trazido esperanças para aqueles que aguardam a concessão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social, alguns dias antes da declaração da Ministra, Carlos Lupi, Ministro da Previdência Social, fez uma declaração que gerou preocupação.

Carlos Lupi – (Reprodução: INSS/Divulgação)

Acontece que, segundo o portal ‘InfoMoney’, após prometer eliminar fila do INSS no início de 2023 ao assumir o ministério, Carlos Lupi admitiu em 3 de janeiro que, infelizmente, a fila ‘nunca será eliminada’.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, Lupi afirmou que a meta para 2024 é reduzir o tempo para 30 dias. Atualmente, a fila de análise de pedidos de benefícios assistenciais ou previdenciários chegou a quase 50 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda segundo a fonte, o Ministro da Previdência Social também declarou que nunca mencionou explicitamente a eliminação da fila, mas sim a redução do tempo de espera para 45 dias estabelecidos por lei.

“Nunca falei em zerar, sempre falei em colocar o prazo de 45 dias. Por que digo que nunca vai zerar? Porque todo mês entram 900 mil, 1 milhão de pedidos iniciais, então, a cada mês você vai rodando, entra mais 900 mil, 1 milhão de pedidos”, disse Lupi.

Fila no INSS – (Reprodução: Internet)

O que é e para que serve o INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é um órgão do Governo Federal responsável não apenas por aposentadorias, mas também pelo pagamento de benefícios, como auxílio-doença, o salário-maternidade e o auxílio-reclusão, por exemplo, além da pensão por morte.

Autor(a):

Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile