urgente
Comunicado: O anúncio do Banco Central com grande mudança e ‘fim’ dos cartões de crédito cai como bomba
03/06/2024 às 13h30
Tudo sobre o anúncio do Banco Central com o ‘fim’ dos cartões de crédito
O Banco Central se trata de uma autarquia federal autônoma que opera dentro do Sistema Financeiro Nacional, mantendo independência em relação a Ministérios. Criado em dezembro de 1964, suas atividades tiveram início em março do ano seguinte. Assim como outros bancos centrais ao redor do mundo, o Bacen é uma das principais autoridades monetárias do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, no ano de 2023, o presidente do Banco Central anunciou uma medida que gerou polêmica: a possibilidade de os cartões de crédito chegarem ao fim. Roberto Campos Neto, o presidente, explicou que a autarquia estaria planejando adicionar uma nova função ao Pix, o sistema de transferência amplamente utilizado no Brasil. Após Pix Saque, Pix Troco, Pix Parcelado e Pix Troco, agora também será introduzido o Pix Crédito.
Essa adição então permite que os consumidores brasileiros acessem crédito por meio do Pix, eliminando assim a necessidade de utilizar os cartões de crédito. A ideia é combinar o Pix com outros produtos financeiros, permitindo que as transações de crédito sejam realizadas por meio do sistema de transferência. Campos Neto ressaltou que essa nova função visa democratizar o acesso ao crédito no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, também podemos citar outra medida em discussão, que é o possível fim do crédito rotativo de cartão de crédito. O crédito rotativo é uma das modalidades mais caras no mercado, com taxas de juros elevadas.
O Banco Central está analisando a viabilidade de encerrar essa modalidade. O rotativo envolve o crédito que o consumidor contrata quando paga menos do que o valor total da fatura do cartão de crédito. O Banco Central pretende apresentar uma solução para essa questão nos próximos 90 dias. As informações são do Pronatec.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como funciona a nova regra de juros do cartão de crédito?
Pela nova regra, a taxa de juros do parcelamento deverá ser sempre menor do que a do rotativo.
A opção de pagamento mínimo só será liberada novamente depois que o cliente pagar todo o saldo devedor, seja integral ou parcelado.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção hoje (24/12): Banco Central emite comunicado sobre cobrança de taxa no PIX e crava 2 alertas severos
● Anúncio do Banco Central crava dias contados de serviço crucial do Nubank, Itaú e mais com substituto
● Caixa, Bradesco e mais: Lei do Banco Central traz 2 alertas para encerramento automático de contas bancárias
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: