O comunicado do Banco Central, comunicando nova moeda no Brasil
O Banco Central, tem como sua principal missão garantir, para a população, o fornecimento adequado de dinheiro em espécie. Além de, também, garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, nesta terça-feira (9), vamos relembrar sobre o anúncio do Banco Central ao cravar nova moeda, substituta do real em 2024, que sem dúvidas ainda tem impactado muita gente. As informações são do portal G1, da Globo.
Em 07 de agosto do ano de 2023, o Banco Central definiu a nova moeda digital oficial do Brasil que irá substituir o real, o Drex, que seria uma abreviação de “digital real x”. Segundo o que foi informado, a moeda poderá ser trocada por papel-moeda e vice-versa, e será acessada mediante carteiras virtuais por bancos e outras instituições bancárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, por meio do seu comunicado anunciado, o Banco Central afirmou: “O real digital é uma expressão da moeda soberana brasileira, que está sendo desenvolvida para dar suporte a um ambiente seguro onde empreendedores possam inovar e onde os consumidores possam ter acesso às vantagens tecnológicas trazidas por essas novas ferramentas, sem que para isso precisem se expor a um ambiente financeiro não regulado”, concluiu a instituição.
A grande expectativa do cenário brasileiro é que a nova moeda, que muitos já estão se familiarizando, ajude a baratear os custos de operações e aumente a inclusão dos usuários como uma porta de entrada no novo mercado financeiro. Seria, então, o adeus ao dinheiro de papel?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Drex já está em vigor?
Notícias mais recentes sobre o assunto dão conta de que o Banco Central (BC) segue nos testes internos avançados para implementação da moeda digital brasileira, apelidada de Drex. A ideia é que, ao longo de 2024, os últimos detalhes sejam acertados para que a população seja incluída em testes externos no fim do ano.
Mesmo sem data definida, a expectativa é que, no início de 2025, o processo chegue ao cidadão comum.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Itaú, Nubank e +11 bancos: Nova lei armada do PIX atinge em cheio correntistas a partir de 2025
● Alerta aos que tem 10 mil na poupança hoje (21/11): Serasa crava decreto do Banco Central sobre seu saldo
● Presidente do Banco Central emite alerta de FIM do cartão de crédito e crava substituto em 2025
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE