ACABOU

Fim da linha: O anúncio oficial de encerramento de serviço da Netflix após 25 anos e choro de clientes

25/09/2023 às 20h47

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
O fim de serviço da Netflix após 25 anos e a despedida oficial - Foto: Internet

Netflix anunciou fim de serviço

A Netflix, sem sombra de dúvidas, é uma das maiores redes de streaming de todo o mundo. Contudo, a empresa passou por uma série de mudanças nos últimos meses e uma delas diz respeito ao encerramento de um dos serviços que durante 25 anos fizeram a alegria de muitas pessoas. A notícia surpreendeu muitos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, a Netflix anunciou no mês de abril o encerramento da plataforma DVD.com, o serviço de aluguel de DVDs que deu início à empresa e revolucionou o modelo de negócios das locadoras tradicionais há cerca de 25 anos. A notícia foi confirmada pelo portal Omelete.

De acordo com a Netflix, os últimos discos comprados serão enviados aos usuários no dia 29 de setembro. Fundada em 1997, a plataforma de streaming começou como uma locadora de DVDs onde o usuário escolhia o filme e recebia o disco por correio em casa. Um comunicado foi feito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em um comunicado, o co-CEO Ted Sarandos disse que “o objetivo sempre foi fornecer o melhor serviço para nossos membros, mas como o negócio [de mídia física] continua diminuindo, isso se tornará cada vez mais difícil. Portanto, queremos sair em alta e enviaremos nossos discos finais em 29 de setembro de 2023”.

Netflix colocou ponto final em serviço importante (Foto: Reprodução Internet)

Netflix colocou ponto final em serviço importante (Foto: Reprodução Internet)

Qual rival da empresa fechou as portas?

Segundo informações da editoria de Economia do UOL, a Blockbuster vivia o ápice dos negócios na década de 1990. No entanto, pouco tempo depois, a marca enfrentou um declínio significativo e, em 2007, as Americanas decidiram comprá-la por um negócio de R$ 186,2 milhões aqui no Brasil, em uma ação focada mais nos pontos da locadora internacional do que investir de fato no ramo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje, já não existe por aqui. Há apenas uma loja da marca que resiste ao tempo e aos serviços de streaming, localizada em Bend, Oregon, nos Estados Unidos.

Segundo a Forbes, entre 2003 e 2005, a empresa rival da Netflix perdeu 75% do valor de mercado. As Americanas compraram a marca em uma época em que havia 127 Blockbusters espalhadas pelo país. Na época, as lojas adquiridas estavam localizadas em áreas de alto fluxo, com acesso a classes mais altas da sociedade.

Apenas três anos depois da compra pelas Lojas Americanas, a Blockbuster declarou falência, enquanto tentava liquidar US$ 1 bilhão em dívidas.

No ano seguinte, a Dish Network, sediada nos Estados Unidos, comprou os ativos remanescentes da empresa por US$ 320 milhões em um leilão. A intenção era diminuir as filias, deixando apenas 600 lojas remanescentes.

Netflix

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.