Netflix anunciou fim de serviço
A Netflix, sem sombra de dúvidas, é uma das maiores redes de streaming de todo o mundo. Contudo, a empresa passou por uma série de mudanças nos últimos meses e uma delas diz respeito ao encerramento de um dos serviços que durante 25 anos fizeram a alegria de muitas pessoas. A notícia surpreendeu muitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, a Netflix anunciou no mês de abril o encerramento da plataforma DVD.com, o serviço de aluguel de DVDs que deu início à empresa e revolucionou o modelo de negócios das locadoras tradicionais há cerca de 25 anos. A notícia foi confirmada pelo portal Omelete.
De acordo com a Netflix, os últimos discos comprados serão enviados aos usuários no dia 29 de setembro. Fundada em 1997, a plataforma de streaming começou como uma locadora de DVDs onde o usuário escolhia o filme e recebia o disco por correio em casa. Um comunicado foi feito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em um comunicado, o co-CEO Ted Sarandos disse que “o objetivo sempre foi fornecer o melhor serviço para nossos membros, mas como o negócio [de mídia física] continua diminuindo, isso se tornará cada vez mais difícil. Portanto, queremos sair em alta e enviaremos nossos discos finais em 29 de setembro de 2023”.
Qual rival da empresa fechou as portas?
Segundo informações da editoria de Economia do UOL, a Blockbuster vivia o ápice dos negócios na década de 1990. No entanto, pouco tempo depois, a marca enfrentou um declínio significativo e, em 2007, as Americanas decidiram comprá-la por um negócio de R$ 186,2 milhões aqui no Brasil, em uma ação focada mais nos pontos da locadora internacional do que investir de fato no ramo.
Hoje, já não existe por aqui. Há apenas uma loja da marca que resiste ao tempo e aos serviços de streaming, localizada em Bend, Oregon, nos Estados Unidos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a Forbes, entre 2003 e 2005, a empresa rival da Netflix perdeu 75% do valor de mercado. As Americanas compraram a marca em uma época em que havia 127 Blockbusters espalhadas pelo país. Na época, as lojas adquiridas estavam localizadas em áreas de alto fluxo, com acesso a classes mais altas da sociedade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apenas três anos depois da compra pelas Lojas Americanas, a Blockbuster declarou falência, enquanto tentava liquidar US$ 1 bilhão em dívidas.
No ano seguinte, a Dish Network, sediada nos Estados Unidos, comprou os ativos remanescentes da empresa por US$ 320 milhões em um leilão. A intenção era diminuir as filias, deixando apenas 600 lojas remanescentes.