Simone Tebet fez anúncio importante sobre o INSS e confirma notícia mais aguardada por segurados
E em janeiro de 2024, milhares de brasileiros e segurados do INSS entraram em festa com um anúncio feito por Simone Tebet aonde foi confirmada a notícia mais aguardadas pelos segurados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O anúncio em questão foi feito por meio de uma uma entrevista, concedida exclusivamente à edição de janeiro da Revista Conjuntura Econômica, da FGV.
Durante a mesma, Tebet abordou temas como a revisão de gastos e o aperfeiçoamento de políticas públicas que não estão funcionando, para que elas possam se tornar eficientes em 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E um dos pontos tocados foi algo que atrapalha e muito a rotina de quem depende da concessão de benefícios do INSS, as temidas filas.
Vale dizer que esse problema se estendeu ao longo do ano de 2023 e que ainda não foram completamente solucionadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Comunicado
Um dos exemplos citados por ela nesse aperfeiçoamento aplicado foi a de um grupo formado de trabalho, que investida possíveis fraudes e erros nos pagamentos do INSS:
“Consideramos que esse trabalho pode gerar uma ‘economia’ que será aplicada para reduzir a fila da Previdência de pessoas que realmente precisam, chegando em um primeiro momento a cerca de R$ 10 bilhões.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essas são estimativas tiradas não apenas de trabalhos nossos, como do TCU”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Obviamente que essa declaração chegou como vitória a milhares de pessoas.
Qual a real projeção do governo para acabar com as filas?
Embora o anúncio de Simone Tebet seja animador para quem ainda aguarda pela concessão dos benefícios do INSS, dias antes da sua declaração, Carlos Lupi, Ministro da Previdência Social, também se pronunciou, porém deixando alguns alertas.
De acordo com o portal InfoMoney, após prometer acabar com a fila do INSS no início de 2023, ao assumir o ministério , Carlos Lupi, admitiu, no dia 03 de janeiro, que infelizmente a fila “nunca vai acabar”.
Apesar disso, Lupi afirmou que a meta para 2024 é de que a espera seja reduzida para 30 dias.
Atualmente, a fila para análise de pedido do benefício assistencial ou previdenciário chega a quase 50 dias.
Ainda de acordo com a InfoMoney, o ministro alegou que nunca falou, literalmente, em zerar a fila, e sim reduzir o tempo de espera para os 45 dias definidos em lei:
“Nunca falei em zerar, sempre falei em colocar o prazo de 45 dias. Por que digo que nunca vai zerar? Porque todo mês entram 900 mil, 1 milhão de pedidos iniciais, então, a cada mês você vai rodando, entra mais 900 mil, 1 milhão de pedidos”