Jornal Nacional confirmou notícia sobre a Anvisa
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços.
Dessa forma, o órgão tem a liberdade de realizar algumas proibições e até mesmo liberações. Desta vez, por exemplo, o órgão bateu o martelo e tomou uma importante decisão sobre as farmácias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, o Jornal Nacional confirmou uma notícia urgente a respeito da Anvisa sobre um importante alimento que está na sua cozinha. Na ocasião, a agência falou sobre os alimentos que são integrais.
A nova regra já está estampada na embalagem. Agora, para ser vendido como integral, o produto precisa ter, no mínimo, 30% de ingredientes integrais, e a informação do percentual deve estar de forma clara no rótulo.
“O consumidor vai saber se ele quer um produto 30% integral, 40%, 70%, 80%, 100% integral”, afirma Tiago Rauber, coordenador de padrões e regulação de alimentos Anvisa. A novidade era muito aguardada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A nova regra vale para produtos que contém cereais, como pães, biscoitos, farinhas. A intenção é estabelecer um padrão para os alimentos integrais e dar ao consumidor a possibilidade de escolher com mais clareza.
A autônoma Fernanda Ribeiro prefere os produtos com grãos integrais, mas ainda não sabia das mudanças. Agora, dá aquela olhada atenta no rótulo: “É necessário, esclarecedor. Acredito que vai ser bem vantajoso para as pessoas”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Antecipação do 13º salário em 2025: Governo arma vitória ao bolso à lista de trabalhadores e idosos 60+
● Clientes sem chão: Supermercado popular queridinho dos brasileiros dá adeus e encerra atividades em 2024
● Interdição da Vigilância Sanitária e 1M de remédios falsos: Falência de farmácia nº1 em SP gera tensão
O que são exames de análises clínicas?
Para quem não sabe, os exames de análises clínicas (EAC) são aqueles que tomam como base fluidos do organismo, como sangue e algumas secreções.
A norma da ANVISA permite fazer testes de triagem, segundo o portal G1, da Globo. É importante destacar que esses testes não substituem os exames laboratoriais tradicionais, pois eles complementam o diagnóstico.
A autarquia destaca que os resultados desses testes feitos em farmácias e consultórios inclusive não devem ser usados sozinhos para tomar decisões médicas. Eles devem ser usados apenas como uma primeira avaliação.