“Cresceu três vezes”: O aumento colossal do INSS confirmado por Renata no JN às pressas que atinge idosos

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Montagem Tv Foco

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Renata palisa o Jornal Nacional com confirmação de aumento do INSS que atinge idosos

Renata Vasconcelos, uma das maiores jornalistas da televisão brasileira, confirmou durante o ‘Jornal Nacional’, da Rede Globo, o aumento colossal do INSS que acabou atingindo idosos em todo o Brasil. 

No dia 1 de abril de 2024, Renata informou que um estudo sobre as contas privadas da Previdência Social analisou, que em uma década o número de benefícios pagos através do INSS cresceu três vezes mais do que o número de contribuintes. Informações do portal ‘O Globo’. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aposentadoria é um dos momentos mais aguardados dos trabalhadores (Reprodução: Internet)

Enquanto o número de contribuintes para a previdência social aumentou em 0,7% ao ano, o número de beneficiários voltou para 2,2% ao ano, ou seja, uma grande desproporção. 

Ainda de acordo com o estudo, a população economicamente ativa de 129 milhões de pessoas, mais de 70 milhões não contribuíram para a previdência social. Rogerio Nagamine, que era o subsecretário do regime geral de Previdência Social no antigo governo, falou sobre o envelhecimento da população brasileira que vem desequilibrando todo o sistema. 

“Enquanto a população idosa, de 60 anos ou mais de idade, cresce a um ritmo de quase 4% ao ano, a população que é mais em idade de trabalhar, de 16 a 59 anos, cresce a um ritmo abaixo de 1% ao ano. Então, por essa questão demográfica, eu diria que estruturalmente é natural esperar que o ritmo de crescimento dos benefícios seja sempre muito superior ao dos contribuintes para a previdência. Isso vem acontecendo e isso deve continuar acontecendo nas próximas décadas”, diz Nagamine.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nagamine ainda mostrou que a escolaridade tem relação direta com a contribuição, isso porque, apenas 13% dos trabalhadores sem qualquer tipo de instrução ou menos de um ano de estudo, contribuem para a previdência. 

INSS conta com mia de 39 milhões de beneficiários (Reprodução: Internet)

“O que você pode fazer são políticas econômicas e de mercado de trabalho que diminuam esse diferencial, que atenuem esse diferencial. Crescimento econômico sustentado, políticas voltadas para redução da informalidade e, acima de tudo, políticas que aumentem a participação no mercado de trabalho, em especial das mulheres”, acrescenta Nagamine.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando o INSS foi fundado?

O INSS, um dos principais programas do governo, voltado para aposentados e trabalhadores de carteira assinada, surgiu no dia 27 de junho de 1990.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal ‘O Globo’, mais de 39 milhões de aposentados e pensionistas estão sendo agraciados com esse pagamento, neste ano de 2024.

Autor(a):

Eu sou Lucas Gioia de Pádua, publicitário formado pelo Centro Universitário Senac Santo Amaro, apaixonado por esporte, torcedor do Corinthians, adoro gastar meu tempo jogando vídeo game e ouvindo música. Faço matérias sobre futebol e cuido das redes sociais aos finais de semana. lucas.goia@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile