O abono é um dos mais esperados pelos brasileiros que contam nos dedos o grande dia da aprovação
Inegavelmente, um dos assuntos que mais tem dado o que falar quando se trata de benefícios a receber, tem sido o aguardadíssimo 14º salário do INSS. E por falar no abono, existe o avanço dele na câmara e os valores do pagamento mais aguardado divulgados hoje (09).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, a chegada do benefício foi sondada em um Projeto de Lei de 2020, durante a pandemia da Covid-19. O intuito do abono a milhões se trata da necessidade de suprir as perdas financeiras ocasionadas pelo vírus que ceifou milhões de vidas.
De acordo com o UOL, o PL sobre o 14º salário para aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS avançou uma etapa na Câmara dos Deputados, depois de meses parado. Porém, é fato dizer que ele ainda possui um longo caminho para percorrer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que as informações são de 2022, quando o projeto também recebeu um parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça e poderia ser votado na comissão nos próximos dias. Porém, foi decidido que o projeto passaria por comissão especial na Câmara.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, necessita que ele seja aprovado na dita comissão para continuar até o Senado. Após isso, precisa ser aprovado pelos senadores e continuar para sanção presidencial.
Qual o valor do 14º salário?
A proposta de pagamento do abono é de que seja pago um montante correspondente a 1 salário mínimo. Porém, existem variações que acontecem a depender da quantia que cada beneficiário do INSS recebe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, diante o reajuste do salário mínimo em 2024, o valor pago aos aposentados e pensionistas que estão na lista do INSS para receber o 14º salário, caso ele fosse aprovado hoje (09) seria R$ 1.412,00 (atual salário mínimo).
IMPORTANTE: aqueles que recebem mais de um salário mínimo receberá o benefício equivalente a um salário mínimo somado de uma parcela proporcional à diferença entre o salário mínimo e o teto do INSS, que atualmente é de R$ 7.786,02. Mas, o valor total não pode ultrapassar dois salários mínimos.