O anúncio oficial do Nubank sobre contas encerradas de forma automática e a fúria dos clientes
Em dezembro de 2023, o Nubank, um dos principais bancos digitais do país, mais conhecido como o roxinho, acabou recebendo uma enxurrada de reclamações de clientes enfurecidos após anúncio oficial sobre encerramento automático de conta.
Isso porque, alguns desses clientes tiveram suas contas bloqueadas, mantendo os valores contendo nas mesmas de forma indisponível a todos os correntistas que passaram por essa situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal Extra, um dos usuários, contou que é cliente do banco digital desde 2017 e que recebeu um comunicado indicando que sua conta seria cancelada.
Além disso, a mensagem informavam que seu dinheiro seria bloqueado por dez dias, não podendo haver qualquer movimentação.
Comunicado ao cliente
O comunicado emitido pelo banco foi o seguinte:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Aqui no Nubank, estamos comprometidos em garantir a melhor experiência de segurança para que todos nossos clientes possam utilizar nossos produtos com tranquilidade e proteção.
Estamos sempre realizando análises para cumprir regulações obrigatórias, levando em conta o cadastro e a utilização de nossos serviços. Após uma análise mais detalhada, tomamos a seguinte decisão:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tchau, análise de crédito: Nubank abre a mão e libera aumento de limite a clientes em apenas 8 passos
● Contagem regressiva: Clientes Nubank têm menos de 2 meses para usar serviço popular que chegará ao fim
● Banco Central em alerta: Comunicado emergencial do cartão de crédito atinge clientes do Nubank, Santander e mais
Optamos pelo cancelamento definitivo de todos os seus produtos Nubank. Este processo é irreversível”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em outra reclamação, um cliente afirmou que o Nubank também optou pelo cancelamento de sua conta, “por medida de segurança”, e que adotou o mesmo procedimento de bloquear o saldo.
O consumidor, à época, ainda afirmou que a medida causou um grande transtorno porque era a sua principal conta, além de o cartão do Nubank ser seu único cartão de crédito.
Neste caso, o correntista alegou ter ficado impossibilitado de transferir o dinheiro ou fazer Pix, e que o valor só seria liberado após uma semana.
Direito do consumidor
Cátia Vita, advogada especialista em Direito do Consumidor, explicou que o banco pode sim cancelar uma conta-corrente desde que cumpra com as determinações legais, como a notificação prévia.
Segundo ela, a retenção do dinheiro geralmente ocorre em situações específicas, como:
- Suspeita de atividade ilegal
- Fraude
- Lavagem de dinheiro
- Violação dos termos e das condições do contrato.