O BankBoston esteve presente no Brasil por quase 50 anos antes de ser comprado pelo Itaú
Banco Itaú é uma das maiores instituições do país e é conhecido por fazer mega operações. Eles sempre aproveitam as oportunidades do mercado para englobar novos bancos e foi por isso que em 2006, eles compraram um banco norte-americano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O BankBoston tinha uma sede no Brasil, mas, em 2006 eles decidiram deixar o país e por isso, fizeram um acordo com o Itaú. Para adquirir os benefícios do banco estrangeiro, a instituição brasileiros concedeu 68.518 ações preferenciais valiam na época R$ 4,5 bilhões, ou simplesmente 5,8% do Itaú.
Assim, o BankBoston obrigatoriamente teve que fornecer seus ativos no Chile e no Uruguai e em outros países da América Latina ao Itaú. Na época, a operação se consolidou como a maior da história do país. Cabe lembrar que 4,5 bilhões de reais, era muito dinheiro em 2006, muito mais do que é hoje.
Na época, o Itaú emitiu o seguinte comunicado: “O BAC passará a ser acionista do Itaú, mantendo assim sua presença na região, através de um investimento importante, e indicará um membro do Conselho de Administração do Itaú”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Essa troca nos permite transformar nossa atual pequena posição naquele mercado em significativo investimento em um dos líderes de mercado”, disse o presidente-executivo do Bank of America, Kenneth Lewis, em comunicado em 2006.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL ERA A FORÇA DO BANKBOSTON NO BRASIL?
Até ser comprado pelo Itaú, o BankBoston tinha 140 agências espalhadas pelo país. Naquele ano, a instituição financeira tinha 4,8 mil funcionários e ativos totais em cerca de 23 bilhões de reais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O banco estava presente no Brasil desde 1947 e, no Chile e Uruguai, há mais de 25 anos. Nos três países, era um dos líderes no segmento de pessoas físicas de alto poder aquisitivo. Hoje, sabemos que esse posto é do Itaú.