Um banco famosíssimo no Brasil, com mais de 500 agências e 15.000 funcionários acabou sendo comprado pelo Banco do Brasil
Fundado em dezembro de 1916, a Nossa Caixa foi um banco muito popular entre os brasileiros. A instituição financeira, inclusive, chegou a ser originário das caixas econômicas paulistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O banco foi encerrado em novembro de 2009, quando foi comprado e incorporado ao Banco do Brasil. A Nossa Caixa possuía 547 agências e mais de 15.000 funcionários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMPRADO
Na época, o Banco do Brasil comunicou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e à Bolsa de Valores de São Paulo a compra da Nossa Caixa, pelo valor de R$ 5,38 bilhões. Tal aquisição fez com que o BB se tornasse o líder de mercado no estado de São Paulo.
Inclusive, para concluir o negócio, o Banco do Brasil precisou conseguir uma autorização do Governo do Estado, que era dono de 71,25% das ações ordinárias, e a aprovação da Assembleia Legislativa. Vale ressaltar que a Nossa Caixa era o último banco estadual que ainda não era privatizado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda naquela época, alguns bancos privados até sugeriram que a venda fosse por meio de leilão, mas a definição do Conselho Nacional de Justiça sobre a obrigação de manter os depósitos judiciais em bancos públicos, o Banco do Brasil se tornou o único capaz de oferecer o valor máximo possível pela Nossa Caixa, uma vez que os concorrentes privados teriam que subvalorizá-la, pois perderiam os depósitos judiciais, que totalizavam cerca de 15 bilhões.
Já em novembro de 2009, ocorreu a incorporação societária, juntamente com a extinção do CNPJ da Nossa Caixa e a alteração de sua estrutura hierárquica. Desse modo, o banco passou a se subordinar ao BB.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir dessa data, os funcionários tiveram a opção de seguir carreira como funcionários do Banco do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE