O Bolsa Família será cancelado por nome sujo em 2025? Anúncio do Governo desvenda real a beneficiários

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

01/02/2025 10h45

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
Bolsa Família bloqueado (Foto: Internet)

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda criado para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade social no Brasil

Recentemente, circulou nas redes sociais rumores de que o Bolsa Família poderá ser cancelado para beneficiários com o nome sujo, gerando preocupação entre milhões que dependem do programa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, o Governo Federal esclareceu essa informação, trazendo alívio e explicando as condições para a manutenção do benefício. Entenda tudo sobre o tema e como isso impacta os beneficiários.

Conforme apurado pelo TV FOCO, ter o nome sujo, ou seja, inadimplência, não impede que alguém receba o benefício. Possuir dívidas ou pendências no CPF não são motivos para o cancelamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os rumores surgiram após espalharem informações usando uma lei que informa que o CPF é o único documento de identificação dos brasileiros. Contudo, não há nada sobre bloqueio do Bolsa Família.

Bolsa Família chega com presentes em 2025 (Foto: Divulgação)
Bolsa Família (Foto: Divulgação)

Governo alerta motivos de bloqueio

Em suma, ter o nome sujo não te torna inelegível para o bolsa família ou faz com que o seu benefício acabe cancelado. Porém, existem critérios que podem faze com que o benefício acabe bloqueado.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

De acordo com o Governo Federal, existem os famosos critérios de manutenção do benefício, que, quando não estão sendo cumpridos, podem acabar resultando no cancelamento do auxílio.

Entre esses requisitos estão a atualização do CadÚnico a cada 2 anos ou sempre que houver mudanças na composição familiar, como entrada ou saída de moradores, nascimentos ou falecimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro ponto importante é o cumprimento de compromissos nas áreas de saúde e educação, como o acompanhamento do calendário de vacinação, a frequência escolar mínima:

  • 60% para crianças entre 4 e 5 anos; e
  • 75% para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos incompletos.

Além disso, é de suma importância o acompanhamento pré-natal para gestantes e o monitoramento nutricional de crianças com menos de 7 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de ter o nome sujo não ser motivo para o cancelamento do Bolsa Família, o CPF irregular pode levar ao bloqueio do benefício.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
CPF irregular pode gerar o bliqueio do benefício (Reprodução: Internet)

Divergências de titularidade no CPF do responsável familiar ou de outros membros da casa podem interromper o pagamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesses casos, o beneficiário será notificado pelo aplicativo Bolsa Família ou Caixa Tem para regularizar a situação e evitar o corte definitivo do auxílio.

Por isso, manter os dados atualizados e em conformidade é fundamental para continuar recebendo o benefício.

Considerações finais

  • O Bolsa Família não será cancelado para beneficiários com o nome sujo, conforme esclareceu o Governo Federal.
  • A inadimplência não interfere no recebimento do benefício.
  • No entanto, o auxílio pode acabar sendo bloqueado por CPF irregular ou falta de cumprimento de critérios, como a atualização do CadÚnico, frequência escolar mínima e acompanhamento de saúde.
  • Manter os dados atualizados e seguir as exigências do programa é essencial para garantir a continuidade do benefício.

Como se inscrever no Bolsa Família?

Em suma, para se inscrever no Bolsa Família, é necessário cumprir certos critérios. Primeiramente, o interessado deve estar registrado no Cadastro Único.

Além disso, é preciso ir a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), levando um documento de identidade com foto, CPF ou Título de Eleitor, além de um comprovante de residência.

Bolsa Família – Foto: Internet

Por fim, as famílias também devem cumprir obrigações nas áreas de saúde e educação, que incluem:

  • Realização do acompanhamento pré-natal (para gestantes);
  • Seguir o calendário nacional de vacinação;
  • Acompanhamento do estado nutricional das crianças menores de 7 anos;
  • Frequência escolar mínima de 60% para crianças de 4 a 5 anos e de 75% para beneficiários de 6 a 18 anos incompletos que não tenham concluído a educação básica;
  • Manter sempre atualizado o Cadastro Único, pelo menos a cada 24 meses;
  • Por fim, possuir renda per capita até R$ 218,00 por membro familiar.

Por fim, confira também mais matérias sobre Bolsa Família clicando aqui.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.