O Bolsa Família será cancelado por nome sujo em 2025? Anúncio do Governo desvenda real a beneficiários

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda criado para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade social no Brasil
Recentemente, circulou nas redes sociais rumores de que o Bolsa Família poderá ser cancelado para beneficiários com o nome sujo, gerando preocupação entre milhões que dependem do programa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, o Governo Federal esclareceu essa informação, trazendo alívio e explicando as condições para a manutenção do benefício. Entenda tudo sobre o tema e como isso impacta os beneficiários.
Conforme apurado pelo TV FOCO, ter o nome sujo, ou seja, inadimplência, não impede que alguém receba o benefício. Possuir dívidas ou pendências no CPF não são motivos para o cancelamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os rumores surgiram após espalharem informações usando uma lei que informa que o CPF é o único documento de identificação dos brasileiros. Contudo, não há nada sobre bloqueio do Bolsa Família.

Governo alerta motivos de bloqueio
Em suma, ter o nome sujo não te torna inelegível para o bolsa família ou faz com que o seu benefício acabe cancelado. Porém, existem critérios que podem faze com que o benefício acabe bloqueado.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
De acordo com o Governo Federal, existem os famosos critérios de manutenção do benefício, que, quando não estão sendo cumpridos, podem acabar resultando no cancelamento do auxílio.
Entre esses requisitos estão a atualização do CadÚnico a cada 2 anos ou sempre que houver mudanças na composição familiar, como entrada ou saída de moradores, nascimentos ou falecimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro ponto importante é o cumprimento de compromissos nas áreas de saúde e educação, como o acompanhamento do calendário de vacinação, a frequência escolar mínima:
- 60% para crianças entre 4 e 5 anos; e
- 75% para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos incompletos.
Além disso, é de suma importância o acompanhamento pré-natal para gestantes e o monitoramento nutricional de crianças com menos de 7 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de ter o nome sujo não ser motivo para o cancelamento do Bolsa Família, o CPF irregular pode levar ao bloqueio do benefício.

Divergências de titularidade no CPF do responsável familiar ou de outros membros da casa podem interromper o pagamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesses casos, o beneficiário será notificado pelo aplicativo Bolsa Família ou Caixa Tem para regularizar a situação e evitar o corte definitivo do auxílio.
Por isso, manter os dados atualizados e em conformidade é fundamental para continuar recebendo o benefício.
Considerações finais
- O Bolsa Família não será cancelado para beneficiários com o nome sujo, conforme esclareceu o Governo Federal.
- A inadimplência não interfere no recebimento do benefício.
- No entanto, o auxílio pode acabar sendo bloqueado por CPF irregular ou falta de cumprimento de critérios, como a atualização do CadÚnico, frequência escolar mínima e acompanhamento de saúde.
- Manter os dados atualizados e seguir as exigências do programa é essencial para garantir a continuidade do benefício.
Como se inscrever no Bolsa Família?
Em suma, para se inscrever no Bolsa Família, é necessário cumprir certos critérios. Primeiramente, o interessado deve estar registrado no Cadastro Único.
Além disso, é preciso ir a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), levando um documento de identidade com foto, CPF ou Título de Eleitor, além de um comprovante de residência.

Por fim, as famílias também devem cumprir obrigações nas áreas de saúde e educação, que incluem:
- Realização do acompanhamento pré-natal (para gestantes);
- Seguir o calendário nacional de vacinação;
- Acompanhamento do estado nutricional das crianças menores de 7 anos;
- Frequência escolar mínima de 60% para crianças de 4 a 5 anos e de 75% para beneficiários de 6 a 18 anos incompletos que não tenham concluído a educação básica;
- Manter sempre atualizado o Cadastro Único, pelo menos a cada 24 meses;
- Por fim, possuir renda per capita até R$ 218,00 por membro familiar.
Por fim, confira também mais matérias sobre Bolsa Família clicando aqui.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br