A FIAT anunciou o fim de carro amado pela maioria dos consumidores e verdade por trás da decisão é essa
No fim do mês de junho deste ano de 2023, a Fiat surpreendeu muitos fãs da marca, ao fazer um anúncio triste aonde deixa claro que não pretende mais vender carros nas cores cinzas e prateada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por ser cores comuns e prediletas pela maioria, é muito provável que você tenha um desses aí mesmo em sua garagem, não é mesmo? E agora você deve estar se perguntando: “Mas como assim?! e Por que?!”.
Pois é, por mais inusitado que isso pareça ser, tem uma razão bem específica por trás dessa decisão
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Razões por trás dessa decisão …
Segundo o site Bloomberg Línea, a Fiat divulgou essa informação no dia 01 de julho de 2023. É válido lembrar que essas cores acima citadas são as favoritas entre nós brasileiros, além do preto e do branco, assim como no Japão e Estados Unidos.
De acordo com o portal, a Fiat irá cessar as vendas de carros nessas cores por questão de puro marketing, cuja campanha se denomina “Operation No Grey” (Operação Sem Cinza).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas calma, pode respirar aliviado se você é um fã incondicional dessas cores, pois por agora, essa decisão irá afetar apenas os países europeus.
Opinião majoritária
Inclusive, de acordo com o portal Quatro Rodas, existe um senso comum em que comprar carros cinza, preto ou branco ajuda na revenda e até na valorização do veículo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fora isso, essas cores representaram 82% dos modelos comercializados no mundo no ano de 2022, de acordo com a 70ª edição do Relatório Global de Popularidade de Cores Automotivas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante disso fica evidente em como esse desafio proposto pela marca é grande visto que muitos fãs da marca devem ter ficado entristecidos e um tanto desanimados com essa nova realidade.
Doce vida colorida …
Porém, de acordo com o CEO da Fiat, Oliver François, essa escolha também foi pensada nos valores da nova Dolce Vita e do DNA natural italiano “incorporado pela marca”.
Vale dizer que François também é executivo-chefe de Marketing (CMO) da Stellantis (STLA). A Stellantis é o grupo automotivo que reúne a Fiat, as norte-americanas Jeep e Chrysler bem como as montadoras francesas Peugeot e Citroën.
A Fiat ainda anunciou a novidade com uma campanha em que mergulha um carro elétrico Fiat 600, de cor prata, em um tanque gigante de tinta laranja, e isso ocorreu na cidade de Lerici, na Riviera Italiana.
O comunicado feito:
Inclusive essa cena dramática contou com Olivier François dentro do carro. Antes de mergulhar com o carro na tinta laranja, François aparece no vídeo admitindo que a cor cinza é a mais amada entre os consumidores da marca, bem como de outras montadoras, em todo o mundo:
“Ah… cinza! A cor favorita das montadoras, Cinza alemão, cinza japonês, cinza francês. Uma venda fácil… Sempre vende.” – Afirmou ele que continuou
“Mas, ei! Aqui não estamos falando da Alemanha, do Japão, da França. Estamos falando da Itália. Veja só: a Itália é alegria, otimismo, amor, paixão e vida. E o que cinza tem a ver com tudo isso? Nada!” – Completou Olivier François
Fora isso, Olivier François ainda explicou o motivo da paralização das produções dos carros cinzas da Fiat: “Isso é desafiador e disruptivo. A Itália é o país das cores, e, a partir de hoje, a Fiat não vai mais produzir carros na cor cinza”
Qual o carro mais vendido da Fiat no Brasil?
Segundo a Revista Carro, o Fiat Strada está na lista dos carros mais vendidos no país, com 9.935 emplacamentos, seguida da Fiat Toro com, 5.607 veículos emplacados.