ALERTA!

Substância letal: A Anvisa decretou retirada de 3 marcas de óleo, peixe e milho dos mercados por grave contaminação

20/03/2024 às 5h00

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
ANVISA determinou a proibição de 3 produtos populares após grave contaminação (Foto Reprodução/Montagem/LennitaTv Foco)

Conheça o caso das 3 marcas que sofreram proibição da ANVISA após grave constatação e situação hoje

A ANVISA, é uma autarquia sob regime especial, que tem sede e foro no Distrito Federal e está presente em todo o território nacional por meio das coordenações de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela tem como finalidade institucional promover a proteção da saúde da população. Tal proteção chega por intermédio de um controle sanitário da produção e consumo de produtos assim como serviços submetidos à vigilância sanitária.

ANVISA (Foto Reprodução/Internet)

Anvisa é uma autarquia responsável por fiscalizar a produção de industrias e produtos em prol da saúde dos consumidores (Foto Reprodução/Internet)

Vale mencionar que até mesmo as marcas mais renomadas do mercado já chegaram a receber uma intervenção da mesma.

Falando nisso, separamos 3 casos envolvendo marcas famosas de produtos populares que chocou milhares de consumidores em todo o país.

1- Peixe

Em agosto de 2023 envolvendo uma marca famosa de peixe, mais precisamente de um atum enlatado em óleo comestível, fabricado pela  Cellier Alimentos Linha Profissional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida foi publicada no dia 18 de agosto deste ano, por meio da Resolução RE 3.124, de 18 de agosto de 2023.

De acordo com o que foi publicado pelo próprio site da ANVISA, a situação se desencadeou após uma grave denúncia de um surto de sintomas compatíveis com intoxicação alimentar, como diarreia, por histamina, em escolas na região de Campinas, SP.

A contaminação do produto com valores acima dos limites tolerados pela legislação sanitária foi confirmada por um exame laboratorial realizado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital).

A causa:

A histamina é uma substância que pode se formar após a morte de pescados, quando as condições de manuseio e armazenamento do pescado são inadequadas.

Essa substância não é eliminada com o tratamento térmico do pescado (por exemplo, cozimento, esterilização comercial, defumação) durante a fabricação do produto final (como atum embalado).

Atum Cellier (Foto Reprodução/Internet)

Atum Cellier (Foto Reprodução/Internet)

Além disso, os peixes podem conter níveis tóxicos de histamina sem apresentar sinais como mau cheiro, alteração na consistência ou na coloração.

O consumo de alimento contaminado por histamina pode causar:

  • Dormência
  • formigamento
  • Sensação de queimação nos lábios
  • Erupções cutâneas no tronco superior
  • Queda de pressão
  • Dor de cabeça
  • Coceira na pele
  • Vômito e diarreia.

A doença geralmente é leve e os sintomas desaparecem em poucas horas. Idosos e pessoas com problemas de saúde, porém, podem ter sintomas mais graves.

Manifestação e situação atual da empresa:

A empresa se manifestou diante dos fatos e emitiu um comunicado através do seu site, como podem ver *CLICANDO AQUI*

Em suma a empresa reafirmou seu compromisso em manter a qualidade assegurada de seus produtos.

Para colocar o fato em sua real dimensão e preservar a relação de confiança que sempre manteve com seus clientes a empresa esclareceu que no dia 27 de junho do ano de 2023, a prefeitura de Campinas relatou a reação alérgica em algumas crianças, conforme comunicado à ANVISA.

Comunicado da Celier logo no inicio do seu site de compras esclarecendo o ocorrido em agosto de 2023 (Foto Reprodução/Internet)

Comunicado da Cellier logo no inicio do seu site de compras esclarecendo o ocorrido em agosto de 2023 (Foto Reprodução/Internet)

Fora isso, a empresa deixou claro que o fato foi UM CASO ISOLADO, conforme verificado sob investigação posterior ao caso e envolvendo APENAS UM LOTE do produto.

De fato esse  lote apresentava teor de histamina não conforme, mas estava micro biologicamente seguro. No entanto, a empresa seguiu a determinação do SIF (Serviço de Inspeção Federal), e providenciou a retirada do mercado de toda a produção do dia do lote.

PORTANTO TODOS OS PRODUTOS DA MARCA, JÁ COMERCIALIZADOS, VOLTARAM A SEREM DISPONIBILIZADOS EM CONDIÇÕES DE EXCELÊNCIA.

Vale destacar que a empresa atua no mercado há 32 anos e TEM SÓLIDAS POLÍTICAS DE ADERÊNCIA ÀS instituições reguladoras de suas atividades bem como possui um sistema de rigoroso controle de qualidade.

Posicionamento da empresa:

Em recente matéria vinculada à TV Foco, foi notificado que a Anvisa promoveu a retirada do mercado do produto produzido pela Cellier Alimentos do Brasil Ltda, qual seja, o “Atum Ralado em Óleo Comestível”, pouch de 500g, em razão de problemas de contaminação e surto alimentar causado por presença de histamina em quantidades superiores ao limite tolerado por lei.

Contudo, é necessário esclarecer que o referido problema ocorreu de forma pontual, em julho de 2023, sendo constatado em um único lote do produto que foi produzido 08/05/2023, com validade até 08/05/2025 e que já foi devidamente retirado do mercado, não atingindo os consumidores em larga escala.

A Cellier esclarece que após as providencias de retirada do produto do mercado e a alerta aos consumidores, já teve a sua produção e comercialização devidamente liberados pela Anvisa e outros órgãos de controle alimentar do governo Federal, inexistindo qualquer outra irregularidade com o produto desde então.

2- Milho

Já em meados de março de 2022, a ANVISA decretou através do Diário Oficial da União (D.O.U), pela RESOLUÇÃO RE Nº 895,  a proibição da comercialização de alguns lotes de milhos produzidos pela empresa Tostaderos Sol de Alba:

  • Milho Frito em Óleo de Girassol, marca Xkorn Cheese, lotes nº 2112 e 2122;
  • Milho Frito em Óleo de Girassol, marca Xkorn BBQ, lote nº 2125.

Essa medida foi motivada após um alerta emitido pela RASFF (Rapid Alert System for Food and Feed – Sistema Rápido de Alertas para Alimentos da União Europeia)

Comunicado da Anvisa contra lote de produto da marca Tostaderos Sol de Alba (Foto Reprodução/VISA)

Comunicado da Anvisa contra lote de produto da marca Tostaderos Sol de Alba (Foto Reprodução/VISA)

Visto que os “snacks” listados, produzidos na Espanha e exportados para o Brasil, apresentaram um aditivo alimentar Sudan II, cujo qual não é autorizado para uso no país.

A justificativa é que tal substância pode ser letal uma vez que elas possuem indícios de serem genotóxicos e carcinogênicos.

Até o momento não foram encontradas réplicas ou manifestações oficiais da empresa espanhola após o caso.

PORÉM A MEDIDA AFETOU SOMENTE OS LOTES DE PRODUTOS LISTADOS E AINDA É POSSÍVEL ENCONTRAR OUTROS PRODUTOS DA MARCA EM COMÉRCIO BRASILEIRO.

3- Óleo

Por fim, em abril de 2023, a ANVISA decretou através do Diário Oficial da União (D.O.U), pela RESOLUÇÃO-RE Nº 1.227, DE 10 DE ABRIL DE 2023, a proibição do lote nº 22211 do produto Óleo de Soja, marca Cocamar:

  • Data de fabricação: 13/05/2022
  • Validade: 13/05/2023.

A medida foi motivada após constatar a presença e alto teor de gordura trans, acima do permitido pela legislação,  no lote do produto em questão.

VALE DIZER QUE ESSA MEDIDA TAMBÉM AFETOU SOMENTE OS LOTES DE PRODUTOS LISTADOS.

Até o momento, não foram encontradas réplicas ou notas oficiais da empresa se justificando sobre o caso. 

Porém, de acordo com apurações do TV Foco, os demais produtos da marca estão sendo comercializados normalmente nos principais mercados e pontos de venda.

Comunicado da Anvisa contra lote de produto da marca de óleo Cocamar (Foto Reprodução/VISA)

Comunicado da Anvisa contra lote de produto da marca de óleo Cocamar (Foto Reprodução/VISA)

Quais os perigos da gordura trans?

Para quem não sabe, a gordura trans (também conhecida como gordura vegetal hidrogenada) geralmente é usada para melhorar o aspecto e também aumentar o prazo de validade de alimentos industrializados.

Ela é formada através de um processo químico: óleos vegetais líquidos, como o óleo de soja, são transformados em gordura sólida com o uso de hidrogênio.

Quanto mais hidrogenada, mais consistente a gordura fica.

De acordo com o G1, embora seja impossível erradicar de vez a gordura trans de certos alimentos, existe um limite aceitável para a presença da mesma.

Conforme divulgado pela  Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de gordura trans acima de 1% do Valor Energético Total que uma pessoa ingere diariamente já aumenta de forma significativa o risco de desenvolvimento e morte por doenças cardiovasculares.

Isso porque, ao ser ingerida, esse tipo de gordura favorece o aumento do colesterol ruim (LDL) e diminui o colesterol bom (HL).

A OMS chegou a alertar que pelo menos 5 bilhões de pessoas no mundo correm risco de desenvolver doenças relacionadas ao consumo de gordura trans.

Fora isso a organização estima que o ingrediente cause 500 mil mortes por ano no mundo.

Thumbnail Video Youtube

Anvisa
Câncer
Cellier
Gordura Trans
Milho
óleo

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.