Tudo sobre o decreto da Anvisa com retirada de 5 marcas de café
A Anvisa já decretou a retirada de 5 marcas de café dos mercados diante de contaminação que poderia até mesmo levar a morte, o que acabou causando espanto em muita gente.
É importante falar que a Anvisa, tem como função, regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública, podendo apreender, recolher, proibir e a suspender armazenamento, comercialização e distribuição do produto, ou serviço.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sabendo disso, no dia 28 de setembro do ano de 2022, o portal da Globo, o “G1”, informou sobre a proibição da Anvisa, que decretou a retirada de 4 marcas dos mercados, devido ao excesso de impurezas encontrado nos produtos depois de ordem do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Segundo as informações, na época, a decisão do Ministério Público de Minas Gerais, sob as normas da Anvisa, atingiu as empresas “Fartura – Tradicional”, “Da Feira – Extra Forte”, “Da roça” e “Viçosense – Extra Forte”, devido à presença de impurezas na constituição dos produtos, como milho, areia, cascas e paus, acima dos limites permitidos por lei estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Posicionamento:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda conforme o que foi divulgado pela fonte, na época, as empresas Frohlich, detentora oficial da marca “Café da Roça”, emitiu nota, dizendo que não era o seu café que apresentou as impurezas, e sim um produzido por uma empresa da cidade de Cajuri, que já havia sido proibida judicialmente de utilizar o nome “Da Roça” desde 2018.
Além das quatro marcas de café, uma outra empresa também teve um lote do seu café proibido pela Anvisa, segundo informações do portal oficial do órgão, o “vigilanciasanitaria”, o qual informou no dia 29 de março de 2023, a RESOLUÇÃO-RE Nº 997, que suspendia a comercialização, distribuição e uso do lote nº 495 do produto Café Moído e Torrada, marca Café da Terra, validade: 27/04/2023.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Riscos à saúde”: Bocardi paralisa BDSP com novo decreto da ANVISA que traz proibição contra nº1 das mulheres
● Descoberta e decreto: Anvisa faz proibição contra alimento n°1 no Brasil e retira produto das prateleiras do Carrefour e +
● Câncer e até morte: Renata Vasconcellos para JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 no Brasil
Conforme consta nas informações, o lote nº 495 do Café Moído e Torrada, da marca Café da Terra, validade: 27/04/2023 distribuído por Café Terra do Rei LTDA, CNPJ nº 17.050.583/0001-68, foi suspenso e proibido devido ao resultado do laudo de análise definitivo nº 838.1P.0/2022 emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels no Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No laudo, o produto apresentou resultados insatisfatórios, com matérias estranhas indicativas de risco à saúde humana, indicando falhas das Boas Práticas, com presença de fragmentos rígidos de brilho vítreo (fragmentos de vidro) no lote mencionado, o que levou a sua suspensão e proibição, devido ao risco que apresenta a saúde.
É importante deixar claro que o espaço no TVFOCO segue aberto para posicionamentos das marcas caso desejem.
Segundo o portal “super”, consumir esse tipo de material pode cortar ou perfurar o trato digestivo, o que exigiria intervenção cirúrgica, ou ainda causar sufocamentos e obstruir a respiração, dependendo de seu volume, que pode até matar.
Como saber se o produto tem registro na Anvisa?
Em caso de dúvida, basta recorrer à opção “Consulta Genérica”.
Na seção seguinte, basta preencher o formulário de pesquisa no campo “Nome do produto”. Às vezes, o nome de uma mercadoria não corresponde ao registro no órgão.