PREOCUPANTE
Bactéria mortal e risco à saúde: O decreto URGENTE e a proibição da ANVISA contra 5 marcas de leite
04/04/2024 às 14h26
5 marcas precisaram ter os produtos recolhidos no Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Nesse sentido, falaremos sobre a autuação do órgão contra 5 marcas de leite e a proibição de venda e retirada dos mercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque em março de 2022, segundo informou o portal G1, a Anvisa determinou o recolhimento de fórmulas para bebês de cinco marcas internacionais. A decisão de recolhimento, foi tomada após internação e morte de recém-nascidos nos Estados Unidos e um alerta emitido pela FDA, agência reguladora americana.
Na ocasião, foram recolhidas unidades dos produtos com um número de “vários dígitos na parte inferior da embalagem, começando com os dois primeiros dígitos entre 22 e 37, contendo K8, SH ou Z2, e com data de validade 1º de abril de 2022 ou posterior”, explicou a Anvisa, que ainda deu o nome das marcas de leite.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os produtos são das seguintes marcas:
- Human Milk Fortifier;
- Similac PM 60/40;
- Similac;
- Alimentum;
- EleCare
“O recolhimento ocorre após a Administração de Alimentos e Medicamentos (Food and Drug Administration – FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, iniciar uma investigação sobre quatro internações de lactentes (bebês com menos de seis meses de idade) com um óbito, após o consumo de tais produtos”, disse a Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que as proibições nos EUA foram iniciadas pelo FDA após quatro internações de bebês e uma morte ocorridas após o consumo das fórmulas infantis. Três crianças tiveram infecção pela bactéria Cronobacter sakazakii e, outra, pela Salmonella Newport. Diante disso, a Anvisa entrou em ação proibido os produtos no Brasil.
Como está a situação atualmente:
No Brasil, eles foram retirados apenas por suspeita e cautela, mas aqui não foram identificados nenhum tipo de contaminação, por isso os produtos voltaram a ser produzidos tempos depois e vendidos normalmente.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Câncer e até morte: Renata Vasconcellos para JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 no Brasil
● Envenenamento e risco: Macarrão n°1 é banido dos mercados e alerta é dado às pressas em país
● Anvisa confirma interdição devastadora contra açougue e padaria em SP após 100kg de carne podre e nojeira
Atualmente, é possível fazer a compra do produto em nosso país, uma vez que a situação foi devidamente resolvida e, como mencionado acima, os LOTES contaminados foram todos retirados de circulação na época.
O que é Anvisa e qual sua função?
Na área de alimentos, a Anvisa coordena, supervisiona e controla as atividades de registro, inspeção, fiscalização e controle de riscos, sendo responsável por estabelecer normas e padrões de qualidade e identidade a serem observados.
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]