COMO ASSIM?!
CHOCANTE: O triste dia que GRANDE banco, com 12 milhões de clientes, deu adeus e parou de operar no país
25/07/2023 às 8h41
Grande Banco, que possuía milhares de correntistas, deu adeus ao Brasil e situação é essa
E um importante e grande banco deu adeus a nosso país , deixando muitos brasileiros surpresos e chocados com a notícia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando do banco alemão Commerzbank, que desembarcou em nosso território no ano de 2016, e seu auge foi em 2019, quando chegou a R$ 1,784 bilhão em ativos, suas principais linhas eram capital de giro e câmbio.
Vale destacar que o banco é conhecido por ter como suas principais linhas o capital de giro e câmbio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Adeus concedido
De acordo com o portal Valor Investe, esse cancelamento das operações no país foi devidamente autorizada pelo Banco Central que acabou concedendo à instituição a autorização para uma abertura de representação no país.
Ou seja, o Commerzbank deixa de ter um banco no Brasil e passa a ter somente um escritório para atender alguns clientes que ainda possuem negócios com o banco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Breve história
O Banco Commerzbank foi fundado no ano de 1870, sendo considerado o segundo maior banco comercial na Alemanha.
Atualmente, a financeira conta com cerca de 11 milhões de clientes privados e 1 milhão de clientes corporativos em 50 países, totalizando 12 milhões no total.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 31km de extensão e 24 estações: Canetada de Tarcísio traz 2 viradas para nova linha de metrô no coração de SP
● Adeus salário, passaporte e +1 documento: Lei em vigor em 2025 traz 3 perdas a brasileiros que fizerem isso
● Paulistas aos prantos: Tarcísio crava FIM de serviço vital nas linhas da CPTM em 2025
O escritório aonde ele é representado fica no bairro do Morumbi, região nobre da cidade de São Paulo.
Em relação a sua atuação em solo brasileiro, o banco atendeu clientes jurídicos, tendo foco nas empresas europeias e alemãs que possuem filiais em nosso país.
Além disso, o Commerzbank focou também nas empresas brasileiras que desejavam abrir operações na Europa, principalmente em solo alemão.
Dessa forma, a cidade de São Paulo foi o local escolhido para receber a sede no banco na América Latina, por ser a maior metrópole sul-americana, onde demais empresas alemãs possuem suas sedes, como Volkswagen, Basf, Siemens, e Bayer.
Por que o Commerzbank saiu do país?
De acordo com o Valor Finanças, esse encerramento das atividades no Brasil estava previsto desde o início de 2021, quando o Commerzbank anunciou uma REESTRUTURAÇÃO global* que previa a saída de 15 países.
Em seu balanço do ano de 2022, o banco dizia que a liquidação da última operação comercial foi encerrada em agosto do ano passado mas a liquidação operacional estava prevista para setembro deste ano de 2023.
Inclusive, de acordo com o que foi publicado pela Veja, no ano de 2021, essa medida do Commerzbank não foi exclusiva no Brasil, e assim como os outras instituições que foram por esse mesmo caminho, uma série de cortes na operação estava sendo feita para que o banco se adeque aos novos tempos.
Globalmente, o Commerzbank cortou três empregos em suas operações e aproximadamente 10.000 funcionários foram mandados embora no total.
*A restruturação é uma ferramenta de gestão aonde a empresa revisa as suas estruturas (operacional, comercial e financeira) visando ajustes que suportem os resultados esperados*
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.