CRUELDADE
O dia em que Silvio Santos cometeu o maior erro da vida e exibiu suicídio de menina na tela do SBT
01/06/2021 às 7h18
Silvio Santos se envolveu em um grande escândalo após o programa “Aqui Agora” exibir imagens de um suicídio, no SBT, em 1993
O dia 15 de julho de 1993 é de longe uma das datas que mais marcaram a história da TV brasileira, e principalmente da história de Silvio Santos no SBT. O programa “Aqui Agora”, apresentado na época por Ivo Morganti e Christina Rocha, exibiu em rede nacional o suicídio de uma jovem de 16 anos, o que acabou levantando um debate sobre sensacionalismo e ética no jornalismo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tudo aconteceu quando o repórter Sérgio Frias estava no centro de São Paulo quando recebeu um chamado urgente da central de jornalismo do SBT, que tinha jornalistas sintonizados nas chamadas da polícia e do corpo de bombeiros. O profissional se mobilizou e chegou até o local onde a menina estava.
Daniele Alves Lopes estava apoiada no parapeito de um prédio comercial onde trabalhava como recepcionista até que foi vista pelo porteiro, que acabou ligando para os bombeiros. A jovem ficou 15 minutos parada no local antes de se jogar de uma altura de 25 metros. Esse foi o tempo suficiente para a equipe do SBT chegar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
AUDIÊNCIA
O suicídio aconteceu às 11h e foi exibido na íntegra às 20h30 no “Aqui Agora” em uma reportagem de 10 minutos de duração. A audiência do SBT subiu mais de 30% e registrou um recorde para o telejornal policialesco. De acordo com a Folha da época, a emissora de Silvio Santos se tornou alvo de questionamentos sobre a decisão de exibir as imagens.
POLÊMICA
O então diretor nacional de jornalismo do SBT, Marcos Wilson, alegou a importância da ‘prestação de serviço’ à população ao mostrar o caso. Mais tarde, ele afirmou que foi uma decisão editorial do canal e garantiu que não houve sensacionalismo, já que não ficaram repetindo as imagens.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Silvio Santos foi processado pela família da vítima e pagou uma indenização milionária por ter permitido a exibição das imagens. Além disso, psicanalistas e profissionais da sociologia estudaram o caso como um dos maiores absurdos que podem existir na tela da televisão.
Uma amiga de Daniele afirmou na época que a jovem se matou porque era apaixonada havia três anos por um rapaz que não a correspondia.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Chupa, Globo!”: Ratinho invade gravação de Gusttavo Lima no SBT, expõe Patrícia Abravanel e provoca rival
● Mulher vê R$ 100 mil irem pelos ares no Show do Milhão ao errar pergunta que muita gente tem certeza que sabe
● Domingo Legal garante o segundo lugar com 66% de vantagem sobre a terceira colocada
Autor(a):
Paulo Damião
Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]