CRUELDADE

O dia em que Silvio Santos cometeu o maior erro da vida e exibiu suicídio de menina na tela do SBT

Silvio Santos e Daniele Alves (Foto: Reprodução/SBT)

Silvio Santos e Daniele Alves (Foto: Reprodução/SBT)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Silvio Santos se envolveu em um grande escândalo após o programa “Aqui Agora” exibir imagens de um suicídio, no SBT, em 1993

O dia 15 de julho de 1993 é de longe uma das datas que mais marcaram a história da TV brasileira, e principalmente da história de Silvio Santos no SBT. O programa “Aqui Agora”, apresentado na época por Ivo Morganti e Christina Rocha, exibiu em rede nacional o suicídio de uma jovem de 16 anos, o que acabou levantando um debate sobre sensacionalismo e ética no jornalismo.

Tudo aconteceu quando o repórter Sérgio Frias estava no centro de São Paulo quando recebeu um chamado urgente da central de jornalismo do SBT, que tinha jornalistas sintonizados nas chamadas da polícia e do corpo de bombeiros. O profissional se mobilizou e chegou até o local onde a menina estava.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Daniele Alves Lopes estava apoiada no parapeito de um prédio comercial onde trabalhava como recepcionista até que foi vista pelo porteiro, que acabou ligando para os bombeiros. A jovem ficou 15 minutos parada no local antes de se jogar de uma altura de 25 metros. Esse foi o tempo suficiente para a equipe do SBT chegar.

AUDIÊNCIA

O suicídio aconteceu às 11h e foi exibido na íntegra às 20h30 no “Aqui Agora” em uma reportagem de 10 minutos de duração. A audiência do SBT subiu mais de 30% e registrou um recorde para o telejornal policialesco. De acordo com a Folha da época, a emissora de Silvio Santos se tornou alvo de questionamentos sobre a decisão de exibir as imagens.

POLÊMICA

O então diretor nacional de jornalismo do SBT, Marcos Wilson, alegou a importância da ‘prestação de serviço’ à população ao mostrar o caso. Mais tarde, ele afirmou que foi uma decisão editorial do canal e garantiu que não houve sensacionalismo, já que não ficaram repetindo as imagens.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Silvio Santos foi processado pela família da vítima e pagou uma indenização milionária por ter permitido a exibição das imagens. Além disso, psicanalistas e profissionais da sociologia estudaram o caso como um dos maiores absurdos que podem existir na tela da televisão.

Uma amiga de Daniele afirmou na época que a jovem se matou porque era apaixonada havia três anos por um rapaz que não a correspondia.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Aqui Agora” era apresentado originalmente por Ivo Morganti e Christina Rocha (Foto: Reprodução/SBT)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile