O dia em que Silvio Santos virou ator e apareceu em novela da concorrência com estrelas “globais”; assista
09/11/2019 às 11h06
Hoje conhecido pelo seu estilo mais reservado, Silvio Santos já gravou participação em uma novela da extinta TV Manchete, em 1987
Mesmo sendo considerado o principal ícone da televisão brasileira, com décadas de experiência, Silvio Santos é hoje conhecido pelo seu estilo bastante reservado, e se limita a surgir publicamente apenas nas gravações dos seus programas no SBT.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nos últimos anos, por exemplo, surgiram inúmeros pedidos de entrevistas ao apresentador, que se esquiva delas como pode, chegando, até mesmo, a usar argumentos sobrenaturais e supersticiosos para justificar a recusa a esses convites: segundo o empresário, uma cartomante lhe disse que “o dia em que ele conceder uma entrevista novamente, estará morto”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, em outras épocas, Silvio Santos já foi uma figura para lá de engajada com o público, sendo mais flexível para conceder entrevistas, tentando emplacar na carreira política e até participando de atrações de emissoras rivais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de concorrentes diretas em 1987, a TV Manchete e o SBT tinham uma boa relação, tanto, que uma das novelas da Manchete chegou a contar com uma participação especial do próprio Silvio Santos.
Em uma espécie de crossover raro na televisão brasileira, o dono do SBT se arriscou como ator e gravou uma sequência da reta final da novela Carmen, exibida no horário nobre da Manchete naquele mesmo ano.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Astro de Alma Gêmea abandona a Globo, vive de profissão comum e detona o que veterana fez: “Porr@ toda”
● Relação do Maníaco do Parque com trans é revelada e entrega o que assassino fazia no sexo: “Queria ser mulher”
● Estrela de Cheias de Charme vira faxineira para sobreviver após demissão e acaba de assumir profissão comum
Isso não chegou a exigir tanto de Silvio Santos, uma vez que o apresentador surgiu apenas no palco do seu próprio programa, simulando mais uma edição do quadro Namoro na TV, que fazia bastante sucesso na época.
+ Se Joga não está sozinho: os programas da Globo que passaram vexame e fracassaram na audiência
Silvio Santos recebe no palco Hélio (Camilo Bevilacqua), que havia conhecido Creuza (Bia Sion) através do próprio programa, e surge ao lado da amada para celebram, diante do público, o início de um noivado.
A aparição de Creuza surpreende e revolta a mãe, Izaltina (Liana Duval), que vê tudo pela TV, mas queria estar presente para conhecer Silvio Santos pessoalmente, e ainda demonstra descontentamento pelo fato da filha estar firmando compromisso com aquele homem.
Tempos depois, em seu blog pessoal, Bian Sion relatou o encontro com Silvio Santos e deu detalhes da gravação. “Fui a São Paulo junto com a Gloria [Perez] e o Luiz Fernando Carvalho [o diretor], e nos bastidores do programa conversamos com as candidatas reais [do programa]. Pude arrecadar várias informações verídicas e utilizá-las na hora. Improvisei a cena frente a frente com Silvio Santos e sua famosa plateia. Ele me entrevistou como se realmente eu fosse uma candidata, imaginem, eu como Creuza, contracenei com um personagem real”, escreveu a atriz.
+ Em 2003, Gugu quase enterra carreira com escândalo e falsa entrevista com bandidos no SBT
A parceria acabou sendo interessante para as duas emissoras, pois além de chamar a atenção do público da novela da Manchete para a participação de Silvio Santos, também promoveu o programa do apresentador no SBT.
Um fato curioso é que a novela contou com a participação, tanto na frente como por trás das câmeras, de vários profissionais que estavam em início de carreira e que mais tarde se tornariam grandes nomes da Globo, entre eles o próprio diretor Luiz Fernando Carvalho, Lucélia Santos, Paulo Betti, Beatriz Segall e José Wilker, que também trabalhou na novela como diretor.
Além disso, Carmen foi escrita por Gloria Perez, hoje considerada a principal autora de novelas da Globo. O folhetim, aliás, é o único que a novelista assinou fora da emissora carioca até hoje.
Baseada na obra homônima de Prosper Mérimée, lançada em 1845, Carmen teve 180 capítulos. A novela chegou a ser reprisada pela Manchete, de forma compacta, dois anos após o seu encerramento, em 1990. Curiosamente, com a extinção da Manchete, em 1999, os direitos de exibição da novela foram herdados pelo SBT.
Assista a cena de Carmen que conta com a participação de Silvio Santos:
Autor(a):
Renan Santos
Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.