FALÊNCIA!

FALÊNCIA: O triste dia que marca GIGANTE, querida pelos jovens, não suportou crise e sumiu do país

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Marca amada, principalmente pelos jovens, acabou dando adeus definitivo após crise (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Marca amada, principalmente entre os mais jovens, não suportou crise financeira e deu um adeus definitivo ao país

Em meados de junho do ano de 2022, milhares de jovens da geração Millennials choraram o “adeus” de uma das marcas mais icônicas do fast fashion, que estava presente na maioria dos shoppings brasileiros.

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Estamos falando da inesquecível americana, Forever 21. Ela que iniciou ainda na década de 80 na Califórnia, Estados Unidos, desembarcou em terras tupiniquins somente no ano de 2014.

Quem conhecia a marca, como essa que vos fala, não consegue se esquecer das promoções de “compre um leve dois”, principalmente, dos vestidinhos estilo Boho,  que era uma verdadeira coqueluche entre jovens e adolescentes apaixonados pela loja.

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A queda

Segundo o portal Estadão, após oito anos de operação no Brasil, a Forever 21  promoveu  uma mega liquidação para encerrar as atividades, em meio a uma recuperação judicial nos EUA e inúmeros processos por aqui.

Ainda no ano de 2020, a Authentic Brands Group (ABG), empresa de desenvolvimento de marcas, adquiriu 37,5% da Forever 21. Na mesma operação, a Brookfield Property Partners e  levou 25% da propriedade intelectual e dos negócios em atividade.

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A informação do encerramento das operações foi confirmada pela Associação Brasileira de Shopping (Alshop) e por funcionários de uma loja em São Paulo, que ainda de acordo com Estadão, informaram na época a situação delicada pela qual estava atravessando.

Vale dizer, que mesmo com a falência decretada, a rede ainda conseguia sobreviver e manter o controle e a posse das 800 lojas espalhadas entre, Estados Unidos, Ásia , Europa e America Latina, durante o processo de reestruturação, graças à Lei de Falências americana.

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Processo de falência no Brasil

Mas não demorou muito para que essa crise financeira que se instaurou na marca começasse a afetar o andamento das lojas em nosso país.

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Segundo o portal Seu Dinheiro, os poucos, as inúmeras lojas da Forever 21, espalhadas pelo Brasil, começaram a virar alvo de ações judiciais por conta dos atrasos em aluguéis, principalmente nos shoppings localizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Com isso, a Forever 21 teve que fechar 11 lojas em janeiro só no ano de 2021 e, como mencionamos, no mês de junho de 2022 a marca se preparava para dar o seu adeus definitivo.

Segundo o portal Folha Pê, um dos fatores que mais contribuíram para esse desfecho foram os impostos altos, custos de importação e infraestrutura que acabam elevando o preço final das roupas, o que acabou fazendo o público “perder o interesse” na marca e a situação agravou ainda mais durante a pandemia.

Também não podemos desconsiderar, que grande parte do colapso sofrido pela Forever 21, teve uma contribuição significativa  do avanço da concorrência online.

Os preços baixos praticados na internet e a facilidade em se comprar sem sair de casa atinge sobretudo a parcela mais jovem da população, que era  justamente o público-alvo da rede de varejo.

Porém, de acordo com o portal O Globo, essas questões delicadas não eram algo tão pontual da época. Isso porque, a Forever 21, já estava enfrentando problemas desde que embarcou em uma  estratégia de negócios baseada no lema “a dívida de hoje é o lucro de amanhã”.

Na prática, a companhia fez mais dívidas para conseguir uma rápida e grande expansão mundial, estratégia que inclusive abarcou as lojas abertas do Brasil a partir do ano de  2017.

Ocorre que o pagamento dessa dívida era para ter ocorrido de forma muito mais rápida do que realmente foi. No meio do ano de 2019 , o mercado estimava um débito de mais de US$ 500 milhões da Forever com um prazo de 3 anos de vencimento.

Sem conseguir o retorno esperado em vendas com as novas lojas abertas, restou à diretoria a adoção de um plano de desinvestimentos e alongamento de dívida que, acabou não obtendo grandes resultados.

Mas a marca acabou mesmo?

Segundo apurações do TV Foco, ao procurar o perfil oficial da marca no Instagram, foi constatado que não existem mais nenhuma atividade em solo brasileiro e todas as publicações, até então, foram deletadas.

 

 

 

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

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