EITA!
Desespero: O dia em que a Coca-Cola comprou rival para se livrar da concorrência
10/07/2023 às 15h35
Coca-Cola, no “desespero” ao ver rival ganhar espaço no mercado, comprou a mesma para fugir da concorrência
O ano era de 2001, quando a Coca-Cola comprou, em transação cujo dados ficaram obscuros para o público, uma das suas concorrentes mais emblemáticas da época.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando do icônico e cor de rosa, Guaraná Jesus, que na época era uma das marcas mais fortes em todo o território Maranhense.
Segundo a Istoé Dinheiro, naquela região, o refrigerante mantinha uma posição, com uma participação superior ao da poderosa Coca Cola, que é consumida nos quatros cantos do mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tal feito acabou sendo visto como algo inédito no Brasil e, talvez, no mundo, causando um certo “desespero” na poderosa.
História escrita em rosa
A história do Guaraná Jesus começou com o farmacêutico Jesus Norberto Gomes, que aos 14 anos, em 1905, começou a trabalhar na farmácia Marques, do Dr. Augusto César Marques, onde aprendeu a manipular receitas rapidamente e logo se tornou um farmacêutico exemplar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando completou 20 anos de idade, ele comprou a farmácia Galvão e logo começou a fabricar o injetável contra gripe intramuscular “Gomegaya Jesus”, antigripal Jesus, peitoral Jesus e Jesulina (pasta de dente)
Com o passar do tempo, Jesus começou uma seção de refrigerantes e águas gasosas, iniciando assim pesquisas para produzi-los. Assim surgiu o primeiro produto Guaraná Jesus, que tinha um sabor amargo e leve, o que não agradou muito as pessoas que degustaram a bebida
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim do Aviso-Prévio: Lei trabalhista traz 1 única atitude que CANCELA benefício a CLTs
● Melhor que FIM da tarifa dinâmica: Uber confirma 12 alertas para salvar passageiros durante corridas em 2025
● Reajuste de 5,25%: Canetada antes de Haddad garante salário mínimo de R$1656 à lista de CLTs em 2025
Empenhado em criar um refrigerante que agradasse um público maior, Jesus continuou com suas pesquisas e experiências, até que chegou na fórmula da Kola Guaraná Jesus, que agradou rapidamente os consumidores, tanto pelo seu sabor quanto pela coloração.
Mas ele só começou a ser fabricado e vendido de fato na década de 20. A cor rosa e o sabor adocicado que lembrava vagamente os sabores de cravo e canela, ingredientes muito consumidos no Estado do Maranhão, acabou se popularizando rapidamente.
Na década de 60, a família Jesus manteve a fábrica própria até que ela foi comprada pela então Cervejaria Antarctica Paulista, porém, segundo o Wikipédia, a marca permaneceu na família, mesmo após a venda.
Nesse momento se iniciou uma verdadeira briga judicial entre a empresa e a família que acusava a Cervejaria de adulterar e boicotar a venda de seus produtos, que foi resolvido anos mais tarde.
Três anos depois, em 1963 o criador da marca acabou falecendo e o negócio permaneceu nas mãos de sua família até meados da década de 80, quando a marca Guaraná Jesus foi vendida para a Companhia Maranhense de Refrigerantes.
Como mencionamos acima, o Guaraná Jesus começou a “incomodar” a Coca Cola, fazendo com que a companhia a comprasse finalmente no ano de 2001.
Mudança sutil
Segundo o que foi divulgado pelo site oficial da Coca-Cola, a única coisa que mudou um pouco foi a identidade visual do produto e, para isso, no ano de a Coca Cola promoveu uma campanha com três opções de rótulos e os maranhenses escolheram seu favorito no ano de 2008.
A arte que ganhou foi inspirada nos azulejos coloniais portugueses típicos de São Luís. Vale destacar que a Coca-Cola aparentemente tem respeitado os valores das marcas que compra.
Além do Guaraná Jesus, a empresa fez isso com os sucos Del Valle e a peruana Inca Kola. Vale lembrar que a Coca-Cola por muito tempo foi a marca mais valiosa do mundo.
Hoje, ela é dona de uma grande diversidade de marcas, mas, sem dúvida, mobilizou-se em um momento de tamanha ruptura e conseguiu buscar novas alternativas.
Quantas marcas pertencem a Coca Cola?
De acordo com o portal Deskfy, a Coca-Cola é tão poderosa no mercado que possui mais de 600 marcas diferentes, ao redor do mundo, entre elas nós temos : Fanta, Schweppes, Crystal, Topo Chico, Kuat e outros.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.