Empresa foi a falência e fechou as portas
Manter uma empresa não é uma tarefa fácil. Isso porque uma série de situações podem levar a falência de uma marca. Qualquer crise na economia, por exemplo, pode despertar uma avalanche de problemas e tudo pode ruir. Tanto que uma grande empresa vivenciou essa situação e fechou as portas.
Para quem não sabe, estamos falando de uma empresa que foi muito amada pelos brasileiros: a Rede Manchete. A emissora de televisão foi um dos grandes xodós e responsável por grandes produções que entraram para a história. Contudo, o empreendimento foi da glória ao fim da pior forma possível.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que desde seu início, a Manchete passou por crises que eram provocadas por altos gastos em produção de conteúdo. Contudo, a primeira que acendeu o sinal de alerta aconteceu em 1992, quando o canal estreou sua nova grade de programação e investiu muito pesado na telenovela Amazônia.
A trama fez a emissora cair na audiência e sofrer grandes prejuízos em seu faturamento, aliada às dívidas acumuladas nos anos anteriores. Diante da crise, o grupo fechou a venda das empresas do grupo com a Indústria Brasileira de Formulários (IBF). Mesmo assim, os salários atrasados não tinham sido pagos.
Surgiram, então, boatos de venda. Em 1998, a Rede Manchete entra no ano com os primeiros sinais de desgaste. A novela Mandacaru dava baixos lucros e os programas jornalísticos estavam desgastados. Aliada a isso, a situação econômica do Brasil e mundo não era estável desde a crise asiática de outubro de 1997.
Em meio as inúmeras crises, a empresa chegou a estrear alguns programas que fizeram sucesso. Contudo, os juros das dívidas cresciam a tal ponto que a mesma superou o patrimônio da própria emissora. A situação ao longo dos anos foi ficando ainda mais crítica. A Rede Manchete viu sua audiência cair para o quinto lugar.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tchau, R$1412: Fim do pagamento do PIS na Caixa é confirmado nesta sexta (27) e CLTs devem correr
● Da farofa ao doce tradicional: Anvisa desce o facão e proíbe 2 produtos n°1 das ceias de Ano Novo
● Confirmado em janeiro de 2025: Nova lei histórica de Lula e Tebet à poupança atinge saldo das contas na Caixa
Como foi o processo de venda?
A emissora foi vendida pelo grupo Bloch depois de uma reunião de mais de 12 horas. O valor anunciado da venda da empresa surpreendeu, já que a Rede Manchete encontrava-se totalmente desestruturada, tendo perdido quase todas as suas afiliadas nos últimos dois anos para as redes Record, CNT e Bandeirantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar da falência ter acontecido há mais de 20 anos, apenas em 2021 a marca da Rede Manchete teve seus arquivos vendidos. Mais de 25 mil fitas, foram arrematados por R$ 500,5 mil em leilão online. Quem comprou alegou que o valor da compra era inestimável. Na ocasião, o leilão foi dividido em três partes.