FORA DO AR
Polêmica e encerramento das transmissões: o triste fim de emissora que fez a alegria dos brasileiros
15/05/2023 às 1h14
Rede OM passou tempo no ar, mas foi o suficiente para ganhar o coração dos brasileiros
Na década de 80, o Brasil conhecia a Rede OM (Organizações Martinez). Uma rede nacional de televisão brasileira que faria história, mas, não ficaria por muito tempo no ar. A emissora foi extinta em 22 de maio de 1993, sendo substituída pela Central Nacional de Televisão (CNT).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ela começou em 1979 sendo chamada de TV Tropical, depois TV Paraná e então assumiu o nome de Rede OM. Já no ano de 1982, a empresa começou a se destacar pela cobertura política. Os debates políticos pelo governo do estado do Paraná viraram uma tradição. José Carlos Martinez ressaltava o orgulho que sentia ao promover os debates em seu canal.
O Paraná foi ficando pequeno e por conta disso, em 1991 a Rede OM (TV Paraná e TV Tropical) entrou com um pedido de transmissão em via satélite com a Embratel, previsto para 1992. Ali, o grupo manifestava o desejo de se tornar uma nova emissora no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E COMO FOI A ESTREIA?
Com uma programação nova, a emissora estreou no cenário nacional em 30 de março de 1992. A nova grade contou duas novelas: Árvore Azul (cujo tema de abertura era cantado pela apresentadora Xuxa) e Manuela, uma superprodução ítalo-americana escrita pelo brasileiro Manoel Carlos e estrelada pela atriz Grecia Colmenares, conhecida pelo público brasileiro através da novela Topázio do SBT.
Já no jornalismo, a atração foi o telejornal Fala Brasil, uma revista eletrônica comandada diretamente dos estúdios de Curitiba pelos âncoras Carlos Marassi e Valéria Balbi. Além disso, o programa contou ainda com colunistas nacionais e internacionais, dentre eles o cantor Aguinaldo Timóteo e o economista Luis Nassif. E ainda tinha Galvão Bueno como comentarista no esporte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os meses de ouro chegaram ao fim em 23 de maio de 1993 foi quando a Rede OM acabou e em seu lugar entrou a CNT.
POLÊMICAS
Em 20 de junho de 1992, a OM exibiu o polêmico filme Caligula, não recomendado para menores de 18 anos. Assim, o juiz José Antônio de Andrade Martins da 18ª Vara da Justiça Federal de São Paulo determinou o cancelamento da exibição através de uma liminar. Mesmo com a audiência chegando a incrível marca de 16 pontos, a rede foi obrigada a tirar o filme do ar. Além disso, tiveram ainda polêmica envolvendo publicidade.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Até dia 20/01: Isenção do IPTU é liberada em 2025 para salvar lista de aposentados e pensionistas do INSS
● Adeus aos R$ 600: Bloqueio do Bolsa Família é confirmado a milhares que não fizerem isso até dia (30/12)
● Salário mínimo 2025, vitória do INSS e ISENÇÃO aos idosos 60+: 3 viradas na última semana de 2024
Autor(a):
Larisse Oliveira
Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]