Após 50 anos de história, esse supermercado aclamado dos clientes, confirmou o encerramento de suas lojas no Brasil e expôs o fim de atividades em meio a venda de unidades
Essa marca esteve no Brasil por 50 anos e bate de frente com grandes redes de supermercado como Assaí, Carrefour, Grupo Pão de Açúcar, dentre muitas outras. E após décadas de tradição e confiança, ela saiu de cena vendendo suas últimas unidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que o Brasil é um país conhecido por ter grandes redes de supermercados, afinal, investir por aqui vale a pena, tendo em vista o tamanho da população consumidora. Por conta disso, muitas marcas vem de fora para fixar negócio aqui.
Esse foi o caso da grandiosa rede de supermercado Makro, que por 5 décadas levou o melhor de seu serviço aos clientes. A gigante rede atacadista dos Países Baixos, chegou ao Brasil em 1972, e encerrou suas operações em 2023, após fechar um ciclo de sucesso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Estadão, a Makro foi se desfazendo dos seus negócios aos poucos. Primeiro, em 2020, ela vendeu 30 lojas para o Atacadão (pertence ao Grupo Carrefour), sua grande rival, por R$ 1,95 bilhão. Assim, ela pensou qual seria o seu próximo passo, afinal, ainda tinha alguns pontos para vender.
Já em 2022, ela se preparava oficialmente para deixar o Brasil e acertava os detalhes finais para dizer adeus. E como destacado pelo site Giro News, a rede de supermercado Makro repassou o resto de suas unidades para os Grupo Muffato, Savegnago e Grupo Pereira, e oficializou sua despedida oficial do mercado brasileiro. O grupo fez questão de enviar uma nota aos clientes se despedindo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTA AOS CLIENTES
“Há 50 anos iniciamos nossa jornada no Brasil, e em todos estes anos participamos de sua história, da sua evolução e do seu crescimento. Estivemos sempre ao seu lado e fizemos parte da sua família. Hoje, temos a certeza de ter conquistado um lugar no seu coração. Nossa operação se despede do Brasil deixando nosso agradecimento a todos clientes, fornecedores e colaboradores que juntos fizeram parte desta história”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAIS OS MAIORES SUPERMERCADOS DO BRASIL?
Já destacamos que o Brasil é um mercado interessante para as gigantes e segundo o ranking da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), os maiores do país estão listados abaixo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- 01 – Grupo Carrefour (R$ 108 bilhões)
- 02 – Assaí Atacadista (R$ 59,7 bilhões)
- 03 – Grupo Mateus (R$ 24,6 bilhões)
- 04 – GPA (R$ 18,5 bilhões)
- 05 – Supermercados BH (R$ 14 bilhões)
- 06 –Grupo Muffato (R$ 12 bilhões)
- 07 – Grupo Pereira (R$ 11,2 bilhões)
- 08 – Cencosud Brasil (R$ 11,1 bilhões)
- 09 – Mart Minas & Dom Atacadista (R$ 8,3 bilhões)
- 10 – DMA Distribuidora (R$ 7,6 bilhões)
- 11 – Companhia Zaffari (R$ 6,9 bilhões)
- 12 – Tenda Atacado (R$ 6,5 bilhões)
- 13 – Grupo Koch (R$ 6,4 bilhões)
- 14 – Grupo JC – Costa Atacadão (R$ 6 bilhões)
- 15 – Dia Brasil (R$ 5,6 bilhões)
- 16 – Savegnago Supermercados (R$ 5,5 bilhões)
- 17 – Sonda Supermercados (R$ 4,6 bilhões)
- 18 –Atacadão Dia a Dia (R$ 4,4 bilhões)
- 19 – Grupo Líder (R$ 4,3 bilhões)
- 20 – Grupo Amigão (ex Companhia Sulamericana de Distribuição) (R$ 4 bilhões)
- 21 – Plurix (R$ 3,9 bilhões)
- 22 – Grupo Zaragoza (R$ 3,8 bilhões)
- 23 – Grupo Bahamas (R$ 3,76 bilhões)
- 24 – Atakadão Atakarejo (R$ 3,7 bilhões)
- 25 – Grupo Supernosso (R$ 3,6 bilhões)
- 26 – Comercial Zaffari (R$ 3,4 bilhões)
- 27 – Giassi Supermercados (R$ 3,3 bilhões)
- 28 – Supermercados Angeloni (R$ 3,2 bilhões)
- 29 – Coop – Cooperativa de Consumo (R$ 2,8 bilhões)
- 30 – Supermercados Pague Menos (R$ 2,7 bilhões)