Tudo sobre o encerramento oficial de rede de supermercados bilionária após mais de 50 anos
Em julho do ano de 2023, uma importante rede de supermercados deixou oficialmente o Brasil. Foram 50 anos de história, mas, em meio à forte concorrência no setor, o grupo decidiu mudar as estratégias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não acompanhou, em 2020, a empresa, que havia vindo da Holanda, já havia dado início à venda de 29 novas lojas ao Grupo Carrefour. O acordo foi fechado em meio a uma negociação bilionária.
Estamos falando do Makro, que já tinha deixado o setor do varejo há mais de duas décadas na Europa. Por aqui, a companhia acabou não conseguindo lidar com a briga com outros supermercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sobre sua história, o Makro é uma rede atacadista dos Países Baixos fundada em 1968 pela SHV Holdings em Amsterdã, nos Países Baixos. Nos anos seguintes, lojas foram abertas tanto nos Países Baixos quanto em diversos outros países europeus.
No Brasil, o Makro fez parte da vida das famílias brasileiras por muitos anos, sendo assim, uma das empresas mais importantes que já tivemos em nosso país. Pois bem, sobre o assunto em questão, segundo o Estadão, o Makro chegou a contratar o banco Santander para encontrar novos compradores, quando foi anunciado que eles sairiam do Brasil. O Grupo Carrefour, que também controla o Atacadão, assumiu parte das unidades por R$ 1,95 bilhão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Especialistas apontaram que a empresa não acompanhou o andamento econômico. Por muitos anos, as vendas eram feitas somente para quem tivesse cartão da rede, o que afastava parte dos clientes. O plano chegou a ser alterado, mas não arcou com o prejuízo.
De acordo com um ranking da Abras, o Grupo Carrefour foi líder em faturamento em 2023. Foram mais de 115,4 bilhões movimentados pela administradora de supermercados, mantendo uma distância de R$ 42,7 bilhões do 2º lugar, ocupado pelo Assaí Atacadista.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em contrapartida, no mesmo ano, o Makro fez sua nota de despedida. “Temos certeza de ter conquistado um lugar no seu coração. Nossa operação se despede do Brasil, deixando nosso agradecimento aos clientes e colaboradores que fizeram parte desta história”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os supermercados, que abandonaram as atividades em território nacional, eram administrados pelo SHV, da Europa. Eles também são responsáveis por outras marcas, como distribuidoras de gás e energia.
Qual a importância de uma rede de supermercados para a economia do Brasil?
Os supermercados são estabelecimentos importantes para a economia moderna, sendo mais do que apenas um local para compras. Eles são centros vitais que sustentam o crescimento econômico, geram empregos e fortalecem a comunidade local.