EITA

Fim de uma era: O encerramento de serviço crucial em 334 lojas do Atacadão e comunicado oficial às pressas

05/08/2024 às 18h57

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
O Atacadão é administrado pelo Grupo Carrefour (Foto Reprodução/Internet)

O Atacadão surpreendeu ao confirmar o fim de um serviço crucial. O comunicado da varejista pegou todos os clientes completamente de surpresa

Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que o setor de varejo é um dos que mais movimentam a economia do Brasil. Aliás, temos vários representantes, sendo um dos maiores, o Atacadão, que é administrado pelo gigantesco Grupo Carrefour. O fato é que a rede surpreendeu ao confirmar o fim de um serviço crucial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em abril de 2023, segundo informações do portal Terra, o Atacadão surpreendeu ao confirmar que tomaria uma série de medidas após os casos de racismo registrado em lojas da rede. Diante disso, a empresa decidiu colocar um ponto final na circulação dos funcionários que eram responsáveis por fiscalizar as lojas, os chamados de fiscais de prevenção.

Na época, o Atacadão informou que a decisão era válida para todas as 334 unidades no Brasil. Em nota, a empresa informa que os profissionais que antes circulavam pelas lojas ficarão à disposição dos clientes em pontos fixos e pré-determinados. A rede se comprometeu em melhorar o processo de monitoramento de câmeras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o Atacadão disse que ia revisar os treinamentos de suas equipes de loja em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares. Além disso, a empresa disse que ia ampliar a visibilidade dos canais de denúncia. Vale lembrar que todas essas medidas foram tomadas pela companhia depois de uma série de acusações de racismo por parte dos clientes.

Segundo o Estadão, na época, houve protestos nos supermercados, após uma série de denúncias de perseguição dos fiscais nas instalações por parte de consumidores negros. O presidente Lula chegou a fazer críticas públicas contra a companhia. Vale lembrar que desde o ano passado, todas essas medidas anunciadas pelo Atacadão passaram a ser cumpridas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A rede Atacadão reitera o respeito aos mais de 5 milhões de clientes que recebe em suas lojas por semana, bem como seu compromisso com a mudança e combate ao racismo e qualquer tipo de discriminação, e permanece em processo de escuta ativa e segue revisando os processos internos”, disparou a varejista na época em nota divulgada à imprensa.

Qual a maior varejista do Brasil?

Segundo informações da Forbes, o Carrefour é a principal empresa de varejo no Brasil, tendo registrado um faturamento de R$ 108 bilhões no ano de 2022, de acordo com um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem você quer que saia do BBB25?

Atacadão
varejista

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.