Adeus de lojas amadas da Magazine Luiza cai como bomba no colo dos consumidores
A Magazine Luiza, sem sombra de dúvidas, é uma das maiores varejistas multicanais, sendo uma grande referência no ramo. Há anos no mercado, a empresa não para de inovar, trazer novas tecnologias e garantir a excelência aos clientes, fator esse que lhe garante o queridismo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, dessa vez, a empresa precisou fechar dois de seus estabelecimentos, chocando funcionários e clientes. De acordo com informações do jornal Valor Econômico, a direção da varejista informou em 2023, por meio de uma teleconferência de resultados, que a empresa fechou dois centros de distribuição após o mês de março daquele mesmo ano.
O motivo do fechamento das unidades se deu por ‘ajustes na capacidade’, que ocorreram nos meses de março e abril na região Sul, e junho e julho na região Nordeste. As informações foram passadas por Roberto Bellissimo, diretor financeiro e de relações com investidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bellissimo ainda disse que o grupo fez “ajustes na sua capacidade na equipe corporativa”. A Magazine Luiza despistou ao afirmar em seu balanço que “renegociou contratos, otimizou os investimentos nas áreas de marketing e logística e promoveu ajustes na capacidade de sua operação”.
“Com isso, as despesas com vendas e administrativas foram diluídas em relação às vendas totais em 0,6 ponto percentual, na comparação com o mesmo período do ano passado”, disseram eles.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda segundo a fonte, a Magazine Luiza também decidiu fechar mais pontos, com os centros de armazenamento menores conhecidos como ‘cross docking’, que funcionam como locais de transição para produtos e distribuição rápida. Vale dizer que na época, não foi divulgado o número de unidades fechadas.
Durante o período de abril e junho, a empresa teve despesas de reestruturação e integração de negócios no valor de R$ 160 milhões. Apesar da extensa reformulação na estrutura, a empresa não divulgou o número de demissões ou realocações de funcionários.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais são as maiores varejistas do Brasil?
Liderando o ranking de maior varejista do território brasileiro é o Carrefour, com uma receita anual de R$ 81,1 bilhões em 2021, de acordo com o portal ‘exame’. Em seguida, temos Assaí, Magazine Luiza, Via e Lojas Americanas, também reconhecida como as principais empresas do ramo
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE