Você precisa saber detalhes sobre o episódio que ocorreu nos bastidores do canal dos Marinhos e mudou o Jornal Nacional para sempre
É fato falar que o Jornal Nacional, da Globo, atualmente ancorado por William Bonner e Renata Vasconcellos, é a principal atração jornalística do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, diariamente os jornalistas informam milhões de telespectadores sobre tudo o que acontece no país e no mundo. Dito isso, o Jornal Nacional com certeza já faz parte da vida de todos os brasileiros.
Portanto, você precisa saber detalhes do episódio em bastidores da Globo que acabou mudando o Jornal Nacional para sempre. Vamos lá?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que aconteceu na Globo que acabou mudando o JN?
Bom, para melhor entender, acontece que a música The Fuz, abertura do Jornal Nacional, não se tornou tema da atração por acaso, em 1º de setembro de 1969.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fato é que a música que seria utilizada como trilha do telejornal, nunca divulgada, foi rejeitada pela cúpula da emissora.
Em 2012, em entrevista ao Mais Você, de Ana Maria Braga, o diretor da emissora, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, falou sobre esse episódio.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Sergio Guizé faz exigência corajosa para estar na continuação de Êta Mundo Bom e vinga Fagundes
● “Você não viu reportagens editadas”: Bonner dá declaração vingativa no JN e cala a boca de críticos
● Helicóptero da Globo é atingido ao vivo, transmissão é derrubada às pressas e âncora súplica: “Que tudo fique bem”
“A abertura do Jornal Nacional apareceu no dia, escrita por um dos maestros da casa. Eu não gostei e pedi ao Antônio Faia, que era o sonoplasta da empresa, que encontrasse uma abertura desesperadamente. Tinha um vídeo e tínhamos que sincronizar com uma música”, contou Boni.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Tinha uma loja de discos em frente ao Jardim Botânico. Ele foi lá e trouxe um disco. Montamos em 30 segundos aquela abertura e ficou até hoje. Foi às pressas”, completou ele, contando o desespero que foi nesse dia.
Com isso, esse episódio acabou mudando a história do jornal para sempre.
Para quem não sabe, The Fuzz foi uma peça que foi composta pelo norte-americano Frank De Vol para o filme The Happening, de 1967, estrelado por Anthony Quinn e Faye Dunaway.
A peça não fez tanto sucesso, mas a trilha sonora obteve destaque , a música The Happening, interpretada por The Supremes, alcançou o primeiro lugar na época.
Para quem não sabe, além de ser tema do Jornal Nacional, a música também é trilha sonora do a KOOL-TV, de Phoenix.
Vale salientar que, desde o episódio que mudou tudo, a Globo nunca trocou The Fuzz por outra composição para o Jornal Nacional.
“Houve uma mudança na harmonização, no peso, no corpo, até na grandiosidade, transformando ela em algo mais adequado à importância do jornal”, disse o maestro em entrevista ao próprio JN em 2011.