Carrefour gastou uma verdadeira fortuna para comprar grande rival e agora, após mais de 20 anos, a situação é essa
O ano era de 1999, quando a francesa Carrefour, atualmente reconhecida como uma das maiores redes de supermercado no país e no mundo, estourou os seus cofres para adquirir um dos seus maiores rivais da época.
Segundo foi publicado pelo Jornal Folha de São Paulo, a varejista desembolsou o valor de 16,8 bilhões de dólares para comprar a gigantesca rede Promodês,
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E tal transação colocou a rede como a segunda maior rede de supermercado do mundo, ficando atrás apenas do WalMart, para o desespero e terror da concorrência.
A empresa resultante da fusão ainda dependia da aprovação da União Europeia, acabou acontecendo no inicio dos anos 2000.
Vale mencionar, que a empresa foi avaliada em valor de mercado o montante de US$ 51,3 bilhões, para vendas estimadas em US$ 56,6 bilhões daquele ano e o lucro era calculado em US$ 943 milhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Apoteose”
Após anunciar a transação bilionária, as ações do Carrefour se valorizaram 0,07% na Bolsa de Paris, enquanto as do Promodès tiveram uma alta de 18,43% sobre o fechamento registrando um crescimento de 0,32% na ocasião.
A fusão criaria uma companhia com 9.000 lojas em três continentes, distribuídas por 26 países, das quais 680 são hipermercados, e 2.600, supermercados.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, a empresa acabou ganhando uma liderança no varejo alimentício europeia, superando até mesmo a alemã.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na América Latina, o Promodès, na época, só atuava na Argentina. A presença mais forte se encontrava nos países do sul da Europa principalmente Espanha.
Naquele ano, o Carrefour já era líder em supermercados no Brasil e tinha forte presença na Ásia.
Vale mencionar que havia sido comunicado na ocasião que não ocorreram demissões após a fusão e que negócio deveria, inclusive, aumentar as vagas de emprego.
Em todo o mundo, o Carrefour contava com 240 mil funcionários, metade dos quais na França.
O que mudou após a fusão?
Após essa fusão algumas mudanças ocorreram. Segundo o portal MKT esportivo, o patrocínio que o Promodês promovia à Tour de France, que foi herdado ao Carrefour, após a fusão, deixou de existir nos anos 2000.
Fora isso, após a fusão, o Carrefour passou a controlar um mercado espanhol, que estava nos domínios do Promodês e é muito conhecido entre os brasileiros, o famoso Dia, que foi inaugurado pela rede em 2001 em nosso país como Dia%.
Segundo o Estadão, o Dia. que foi fundado ainda na década de 80 pelo Promodês, possuía nos anos 2000, vários pontos-de-venda espalhados entre a Espanha, Grécia, Argentina, Turquia, França, Brasil, e Portugal.
Vale mencionar que com a fusão, as redes européias Minipreço e Ed que pertenciam às empresas, também foram incorporadas pelo Dia%.
De acordo com a Wikipedia, a bandeira espanhola Dia %, em janeiro do ano de 2012, tornou-se uma rede independente e passou a fazer parte do índice IBEX 35, saindo dos domínios do Carrefour.
Mas ao que se sabe, o Carrefour continua em constante expansão, principalmente aqui no Brasil e após comprar outra rede gigante, a Big, Hipermercados, no ano de 2022, isso ficou ainda mais constatado*