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Mais de 5 bilhões: O estouro de cofres da Coca-Cola para comprar concorrente gigantesco e derrubar rivais

06/08/2023 às 7h20

Por: Lennita Lee
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Coca Cola estoura cofres para comprar rival, forte no mercado de bebidas (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Coca-Cola estourou cofres para comprar potente marca no mercado de bebidas e derrubou a concorrência

O ano era 2021 quando a poderosa Coca-Cola adquiriu uma das marcas mais famosas e gigantes do mercado de bebidas.

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Estamos falando da Body Armor, principal concorrente da Gatorade, muito conhecida entre o setor de bebidas esportivas, como isotônicos*

*Os isotônicos foram desenvolvidos para repor os sais minerais perdidos pelo corpo humano durante a prática de atividades esportivas.
Coca-Cola estourou cofres para comprar forte concorrente no ramo de bebidas esportivas (Foto Reprodução/ Presidente do IBC Coaching)

Coca-Cola estourou cofres para comprar forte concorrente no ramo de bebidas esportivas (Foto Reprodução/ Presidente do IBC Coaching)

Compra de bilhões

Essa compra ocorreu mais precisamente no dia 1 de novembro do ano de 2021. De acordo com o portal Super Hider, essa aquisição custou aos cofres da poderosa americana o valor de US$ 5,6 bilhões.

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No ano de 2018, a companhia já havia adquirido uma fatia minoritária de 15%, com cláusulas que permitiram assumir o controle por um desconto.

Body Armor é uma linha de bebidas esportivas concorrente da Gatorade (Foto Reprodução/Internet)

Body Armor é uma linha de bebidas esportivas concorrente da Gatorade (Foto Reprodução/Internet)

Na época, o presidente da Coca-Cola na América do Norte, Alfredo Rivera disse que essa aquisição foi um grande marco na adição do portfólio da marca nos últimos três anos, com sua inovação continuada em produtos de hidratação e bem estar.

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De acordo com declarações feitas pela companhia, a BodyArmor continuaria como uma divisão independente dentro da estrutura da América do Norte da Coca-Cola, com os co-fundadores Mike Repole e Brent Hastie mantendo seus cargos executivos.

Fora isso, o envase e distribuição dos produtos continuaria na responsabilidade da Coca-Cola.

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Alfredo Rivera, presidente da Coca-Cola na América do Norte (Foto Reprodução/Abasto)

Alfredo Rivera, presidente da Coca-Cola na América do Norte (Foto Reprodução/Abasto)

Passando por cima da concorrência

Fora isso, essa aquisição colocou a marca Coca Cola, que sempre foi grande no mercado, em um patamar ainda maior. Isso porque a  BodyArmor era considerada segunda marca de bebidas esportivas mais vendidas nos Estados Unidos, ficando atrás somente da Gatorade, subsidiária da Pepsi Co*

*A Pepsi Co comprou Quaker Oats, até então dona da marca Gatorade, em 2001 por quase US$ 14 bilhões, fazendo a Gatorade entrar no enorme portfólio da marca, e nos anos seguintes diversificou sua linha com o desenvolvimento de produtos inovadores.

Suas vendas no varejo somavam mais de US$ 1,5 bilhão e crescendo 50% ao ano.

Entre os primeiros investidores da BodyArmor estava o jogador de basquete Kobe Bryant, uma verdadeira lenda do Los Angeles Lakers, que morreu em um acidente aéreo no ano de  2020.

 Kobe Bryant estava entre os primeiros investidores da BodyArmor (Foto Reprodução/Internet)

Kobe Bryant estava entre os primeiros investidores da BodyArmor (Foto Reprodução/Internet)

Ele realizou um aporte de US$ 6 milhões, ganhando cadeira cativa no conselho de administração. Seu espólio vai receber mais de US$ 400 milhões na transação de hoje.

De acordo com o portal CNN, o negócio aconteceu no momento em que a Coca-Cola e a rival PepsiCo enfrentavam imensos gargalos na cadeia de suprimentos, forçando as empresas a aumentar os preços para conter o aumento dos custos de frete e matéria-prima.

A PepsiCo chegou a dizer que teve que lidar com a escassez de garrafas de Gatorade.

Expectativas

A Gatorade ainda domina o mercado de bebidas esportivas, mas a BodyArmor vem ganhando cada vez mais participação de mercado.

Na época da compra, a empresa esperava gerar US$ 1,4 bilhão em receitas no varejo no ano de 2021. Em 2018, quando a Coca-Cola fez seu investimento original, as receitas da empresa eram de US$ 250 milhões.

De acordo com a consultoria Nielsen, a Gatorade, que como mencionamos é subsidiária da PepsiCo, respondeu por 66% dos US$ 8,4 bilhões em receitas no varejo americano de bebidas esportivas em 2020.

A BodyArmor teve 18% do mercado e a Powerade, que também é da Coca-Cola, 13%.

Como ficou a Body Armor após a compra da Coca Cola?

Agora a Body Armor, após a compra da Coca-Cola, oferece uma completa linha de bebidas esportivas, é vice-líder do enorme mercado americano de isotônicos (com aproximadamente 16% de participação), atrás somente da Gatorade, e alcança faturamento anual superior a US$ 1 bilhão.

 

 

 

 

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Notas curiosas
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Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

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