O estouro de cofres do Carrefour ao comprar supermercado rival e aniquilar a concorrência
O famoso supermercado Carrefour tem estouro de cofres ao comprar outro varejista rival gigantesco e aniquilar toda a concorrência do mercado, adquirindo a empresa por valor surpreendente de cair o queixo de qualquer um.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o comunicado da empresa, o Carrefour Brasil concluiu a aquisição anunciada em 2021 do Grupo BIG, por R$7 bilhões, e a compra junto à Advent Internacional e Walmart permitida ao supermercado se consolidar como líder indiscutível do setor, com fatia de mercado maior que o dobro do maior concorrente e com uma cobertura abrangente em todas as regiões brasileiras, fazendo parte do grupo das 10 maiores empresas do Brasil.
“A aquisição foi feita 70% em efetivo e 30% em novas ações do CarrefourBrasil”, especifica o grupo, que, após a operação, detém 67,7% de sua subsidiária brasileira, contra 71,6% anteriormente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante disso, o Abílio Diniz, milionário brasileiro e segundo maior acionista do Carrefour, detém 7,2% da subsidiária, enquanto os ex-proprietários do Grupo BIG, Advent International e Walmart, mantêm 5,6% por meio de filiais, acrescenta.
O presidente executivo do Carrefour, Alexandre Bompard, que será nomeado presidente do conselho de administração do Carrefour Brasil em julho, estimou que a operação foi um “movimento estratégico” para “todo o grupo”, segundo informações do portal G1.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, com esta operação, no Brasil o grupo “tem mais de um quarto do mercado nacional, está presente em todos os estados do país e está se fortalecendo em mercados onde antes era bastante ausente” acrescentou em coletiva de imprensa por telefone.
A operação foi anunciada em 2021, meses após o fracasso da fusão do Carrefour com o grupo canadense Couche-Tard, devido à rejeição do governo francês em período pré-eleitoral.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual foi o lucro obtido pela empresa?
No mesmo ano da compra, em 2021, a companhia, presente em quase 40 países, obteve um lucro líquido de mais de 1 bilhão de euros (US$ 1,1 bilhão ao câmbio atual).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE