Carrefour investiu milhões para comprar o Atacadão em mega operação
Carrefour é um das grandes empresas que operam no Brasil e seu mercado internacional é um dos mais impressionantes. A corporação tem redes de hipermercados, mercearias e lojas de conveniência espalhadas pelos quatro cantos do mundo.
E para se manter entre as maiores, alguns investimentos são necessários. E tendo isso como diretriz, em 2007 o Carrefour desembolsou nada menos que R$ 2,2 bilhões de reais para comprar a rede de supermercados Atacadão. Segundo o G1 na época, foram arrematadas 34 lojas na transação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As quais dessas, 17 eram localizadas no Estado de São Paulo e as demais divididas entre outros estados. Na época, a aquisição fez o Carrefour retomar a liderança do mercado após ter perdido o posto para o grupo Pão de Açúcar em 2001.
O G1 ainda destacou que a transação fez o Carrefour desbancar na época tanto o Walmart, como o Pão de Açúcar com uma tacada só. Até o ano da venda, o Atacadão era o último grande negócio do varejo brasileiro e tinha um excelente faturamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem foi a outra rede comprada pela corporação?
Anos depois da compra do Atacadão, em 2018, o Carrefour voltou a adquirir outra rede de mercados rival. Mas, para fazer isso, precisou investir milhões e acabou ficando no prejuízo líquido no primeiro trimestre de 2023 de R$ 375 milhões.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Bonner para JN com antecipação do pagamento do INSS pra salvar beneficiários em 2024
● Alerta urgente no JN: Anvisa baixa ordem às pressas contra produto popular e comerciantes se desesperam
● Gratuidade em viagens, isenção colossal e saque de quase R$ 1,5 mil do INSS: Idosos 60+ conquistam 3 vitórias
E isso pode ser explicado pelo investimento que eles fizeram no Grupo BIG. Eric Alencar, diretor financeiro, a rede de supermercados se endividou ao comprar o grupo. Além disso, ainda acontece a questão dos clientes saberem que o grupo Big agora pertence ao Carrefour e que haverá toda essa troca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Geralmente, quando uma grande empresa compra outra, a empresa que foi comprada passa a ser uma marca da nova dona. Por exemplo, os supermercados poderão continuar sendo chamados de Big, mas, agora eles respondem ao Carrefour.