ALTO INVESTIMENTO

Mais de R$2 bilhões: O estouro de cofres do Carrefour para comprar rede rival gigante por fortuna

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Carrefour investiu bilhões no grupo Atacadão (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carrefour investiu milhões para comprar o Atacadão em mega operação

Carrefour é um das grandes empresas que operam no Brasil e seu mercado internacional é um dos mais impressionantes. A corporação tem redes de hipermercados, mercearias e lojas de conveniência espalhadas pelos quatro cantos do mundo.

E para se manter entre as maiores, alguns investimentos são necessários. E tendo isso como diretriz, em 2007 o Carrefour desembolsou nada menos que R$ 2,2 bilhões de reais para comprar a rede de supermercados Atacadão. Segundo o G1 na época, foram arrematadas 34 lojas na transação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fachada do Carrefour (Foto: Reprodução / Internet)

As quais dessas, 17 eram localizadas no Estado de São Paulo e as demais divididas entre outros estados. Na época, a aquisição fez o Carrefour retomar a liderança do mercado após ter perdido o posto para o grupo Pão de Açúcar em 2001.

O G1 ainda destacou que a transação fez o Carrefour desbancar na época tanto o Walmart, como o Pão de Açúcar com uma tacada só. Até o ano da venda, o Atacadão era o último grande negócio do varejo brasileiro e tinha um excelente faturamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atacadão tem como foco vender produtos em grandes quantidades e a preços de atacado (Foto Reprodução/Internet)

Quem foi a outra rede comprada pela corporação?

Anos depois da compra do Atacadão, em 2018, o Carrefour voltou a adquirir outra rede de mercados rival. Mas, para fazer isso, precisou investir milhões e acabou ficando no prejuízo líquido no primeiro trimestre de 2023 de R$ 375 milhões.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E isso pode ser explicado pelo investimento que eles fizeram no Grupo BIG. Eric Alencar, diretor financeiro, a rede de supermercados se endividou ao comprar o grupo. Além disso, ainda acontece a questão dos clientes saberem que o grupo Big agora pertence ao Carrefour e que haverá toda essa troca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Geralmente, quando uma grande empresa compra outra, a empresa que foi comprada passa a ser uma marca da nova dona. Por exemplo, os supermercados poderão continuar sendo chamados de Big, mas, agora eles respondem ao Carrefour.

Lojas do grupo big foram convertidas a Carrefour (Reprodução – Big 0

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile