Itaú fechou 12 agências em grande capital do Brasil
O Itaú, sem sombra de dúvidas, é uma das instituições financeiras mais famosas do Brasil. Aliás, o banco privado possui milhões de clientes e se esforça sempre para manter oferecer o melhor para todos. Dessa vez, no entanto, trataremos a respeito de um assunto delicado.
Acontece que o Itaú surpreendeu nos últimos meses ao tomar algumas medidas drásticas em relação as suas agências. Somente em Belo Horizonte o banco já encerrou as atividades em 12 agências. Consequentemente, algumas pessoas acabaram sendo demitidas da empresa.
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De acordo com informações do portal Itatiaia, o Itaú fechou doze agências físicas em Belo Horizonte neste ano, média de duas unidades com atividades encerradas por mês. O dado foi levantado pelo Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região e causou um grande impacto.
Para o presidente do sindicato, Ramon Peres, não tem nada que justifique o fechamento: “Não tem motivo nenhum para os bancos estarem fechando agências dessa maneira. O Itaú fechou o ano de 2022 com mais de R$ 30 bilhões de lucro líquido. Então, não estão passando dificuldade financeira”.
“Os clientes das agências que estão fechando estão sendo migrados para outras agências e superlotam essas unidades que absorveram essas carteiras. Em contrapartida, os bancos não estão contratando e, por isso, as agências ficam superlotadas e a demora no atendimento é muito maior”, disse ele.
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“A justificativa que eles dão é de reestruturação operacional. Mas a gente sabe o que é: diminuir o custo para ter mais lucro. Mas, diminuindo esse custo, ele está prejudicando o atendimento, precarizando o trabalho e gerando impactos negativos para a população de Belo Horizonte”, destacou.
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O que disse o banco?
Diante dessas acusações do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região, o Itaú acabou emitindo uma nota. “O atendimento presencial continua sendo peça importante no processo de transformação pelo qual o banco passa e ocorre cada vez mais integrado ao digital”, disse a instituição bancária.
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“Diante do aumento da procura por atendimento em outros canais, como internet, celular e agências digitais, o banco avalia constantemente a adequação de sua rede de agências às novas necessidades dos clientes”, dizia a nota, que destacou ser o banco privado com mais agências em Minas Gerais.