Itaú, Santander e Banco do Brasil estão entre as principais instituições financeiras do país
O fechamento de diversas agências pegou os correntistas de surpresas nos últimos tempos. Itaú, Santander, Banco do Brasil e outras empresas do gênero decidiram mudar as estratégias, que causaram o fim de inúmeros pontos.
Funcionários foram demitidos e substituídos. Mas, ainda assim, as marcas seguem entre os principais nomes do mercado financeiro no país. Em primeiro lugar, de acordo com um ranking do Banco Central, aparece a Caixa Econômica Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No segundo, fica o Bradesco. O Itaú continua em terceiro, enquanto o Nubank, que é totalmente digital, recentemente passou a ocupar o quarto lugar. Banco do Brasil e Santander aparecem em quarto e quinto. Essas são as companhias com mais clientes.
No entanto, o encerramento de uma boa porcentagem das agências mostrou uma forte mudança na forma de serviço. Uma reportagem do portal Meio e Mensagem revelou que, entre 2020 e 2022, cerca de 2.500 pontos foram oficialmente encerrados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bancários foram mandados embora e realocados. Em contrapartida, o foco passou a ser na internet, assim como já faz o Nubank. Ainda de acordo com a matéria, isso tem acontecido também por questões de lucros, além de mudar a relação com os clientes.
O marketing digital também tem crescido entre as instituições. Através dos aplicativos e perfis nas redes sociais, os bancos conseguem atender um alto número de usuários. Por isso, já não se vê mais tanta necessidade do presencial. E isso só tende a aumentar.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Definitivamente”: Fim de agência do Itaú no RJ confirmado em 2024 gera tensão em aposentados do INSS
● Decisão final sobre paralisação do PIX e fechamento de agências: Itaú traz 2 viradas a clientes hoje (19/12)
● Itaú, Caixa e +: Fechamento geral de agências antes de 2024 acabar é confirmado e alerta chega a clientes
Como abrir uma conta no Itaú?
Para virar cliente do banco e fazer a solicitação de cartões, é necessário levar os documentos de identificação e comprovante de residência a uma das agências mais próximas. Ao todo, são mais de 4,3 mil pontos de atendimento no Brasil e exterior.