Tudo sobre o fechamento de portas de rival do Atacadão após 50 anos
No ano de 2023, uma grande empresa, considerada até mesmo rival do Atacadão, acabou vendendo mais de 30 lojas e deixando muitos dos seus clientes em estado de choque.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fato é que a rede de atacados fez muito sucesso tendo enormes supermercados, mas com o tempo as coisas apertaram e eles resolveram ir embora do Brasil.
Segundo o ‘Valor Investe’, o grupo Carrefour fechou sua segunda maior aquisição no país, com a compra anunciada de 30 lojas do atacadista Makro, localizadas fora do Estado de São Paulo, em 2020.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para se ter noção do tamanho do negócio, foram pagos R$ 1,95 bilhão, valor equivalente a quase 70% do faturamento dessas lojas em 2019.
Foram adquiridas 22 unidades próprias e oito alugadas em 16 Estados e 14 postos de combustível em 17 Estados. As aquisições do grupo Carrefour passarão a ser chamadas de ‘Atacadão’, que é a rede atacadista do grupo de supermercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, o Makro pertence à holandesa SHV. A empresa atua em vários segmentos de negócios em todo o mundo, incluindo energia, distribuição, nutrição animal e serviços financeiros.
Dito isso, com mais de 50 anos depois do início de sua história no Brasil, o Makro anunciou que estava encerrando as atividades no país. O movimento é internacional: a rede, que chegou a ter mais de 60 lojas espalhadas por vários estados, também deixou a Ásia e a África.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais são as maiores redes atacadistas do Brasil?
Segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), essas são as 10 maiores empresas do setor, incluindo supermercados e atacarejo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Carrefour
- Assaí Atacadista
- GPA
- Grupo Mateus
- Supermercados BH
- Grupo Muffato
- SDB Comércio de Alimentos
- Cencosud Brasil
- DMA Distribuidora
- Companhia Zaffari.