Tudo sobre o fechamento de portas de rival do Atacadão após 50 anos
No ano de 2023, uma grande empresa, considerada até mesmo rival do Atacadão, acabou vendendo mais de 30 lojas e deixando muitos dos seus clientes em estado de choque.
O fato é que a rede de atacados fez muito sucesso tendo enormes supermercados, mas com o tempo as coisas apertaram e eles resolveram ir embora do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o ‘Valor Investe’, o grupo Carrefour fechou sua segunda maior aquisição no país, com a compra anunciada de 30 lojas do atacadista Makro, localizadas fora do Estado de São Paulo, em 2020.
Para se ter noção do tamanho do negócio, foram pagos R$ 1,95 bilhão, valor equivalente a quase 70% do faturamento dessas lojas em 2019.
Foram adquiridas 22 unidades próprias e oito alugadas em 16 Estados e 14 postos de combustível em 17 Estados. As aquisições do grupo Carrefour passarão a ser chamadas de ‘Atacadão’, que é a rede atacadista do grupo de supermercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, o Makro pertence à holandesa SHV. A empresa atua em vários segmentos de negócios em todo o mundo, incluindo energia, distribuição, nutrição animal e serviços financeiros.
Dito isso, com mais de 50 anos depois do início de sua história no Brasil, o Makro anunciou que estava encerrando as atividades no país. O movimento é internacional: a rede, que chegou a ter mais de 60 lojas espalhadas por vários estados, também deixou a Ásia e a África.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais são as maiores redes atacadistas do Brasil?
Segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), essas são as 10 maiores empresas do setor, incluindo supermercados e atacarejo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Carrefour
- Assaí Atacadista
- GPA
- Grupo Mateus
- Supermercados BH
- Grupo Muffato
- SDB Comércio de Alimentos
- Cencosud Brasil
- DMA Distribuidora
- Companhia Zaffari.