Magalu encerrou atividades de um dos seus serviços mais vitais e comunicado oficial da varejista expôs a situação
No dia 15 de agosto de 2023, a Magazine Luiza, mais conhecida como Magalu, emitiu um anúncio oficial informando o fim de serviço de dois pontos vitais da rede.
Isso porque a mesma encerrou as atividades de dois centros de distribuição cruciais, cujos quais representavam uma parte vital dos seus negócios, localizados na região Sul do país.
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A operação se iniciou ainda entre março e abril de 2023 na região e, após isso, atingiu também a região do Nordeste, entre junho e julho daquele ano.
Medidas necessárias
De acordo com o portal Valor Econômico, em meio ao comunicado oficial emitido por ela, a mesma indicou que a motivação da ação foi devido a “ajustes na capacidade” da empresa.
As informações foram passadas por Roberto Belissimo, diretor financeiro e de relações com investidores da varejista.
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Ao fechar as centrais de armazenagem menores, chamadas de “cross docking”, cujas quais atuam como pontos de passagem de produtos e distribuição rápida, a Magalu não informou a quantidade exata de unidades encerradas que executavam esse serviço.
Apesar de ter ocorrido uma série de demissões, Bellissimo também não informou o número exato de cortes de pessoal.
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Ainda de acordo com o portal Valor, ao citar o tema em seu balanço, a empresa diz que, no trimestre, ela:
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- Renegociou contratos;
- Otimizou os investimentos nas áreas de marketing e logística;
- Promoveu ajustes na capacidade de sua operação
Segundo declarações oficiais dadas pela própria Magazine Luiza, as despesas com as vendas e administrativas:
“Foram diluídas em relação às vendas totais em 0,6 ponto percentual, na comparação com o mesmo período do ano passado”.
Na ocasião a Magazine Luiza também informou em seu relatório que as despesas com reestruturação e integração do segundo trimestre de 2023, possuía uma natureza não recorrente, e parte delas estava relacionada com os fechamentos de centros.
Foram R$ 160 milhões em despesas de reestruturação e integração de negócios de abril a junho.
Em relatório de analistas do Citi, a equipe afirmou que os números da empresa no trimestre citado ficaram abaixo do esperado, com grupo ainda afetado por cenário macroeconômico.
Quais são as projeções da Magalu para este ano de 2024?
Agora, as lojas físicas estão sendo o principal foco de crescimento de vendas para 2024.
Inclusive essa foi uma das principais projeções apresentadas pelos executivos do Magazine Luiza (MGLU3) durante teleconferência referente ainda ao balanço do 3º trimestre de 2024.
Segundo o portal Inteligência Financeira, esse segmento vinha perdendo espaço em comparação aos canais digitais, mas é a principal esperança para a companhia acelerar a expansão do seu marketshare diante do aumento do poder de compra dos brasileiros.
A empresa também vem trabalhando para simplificar sua estrutura e impulsionar a plataforma de marketplace do Magalu.
De acordo com o portal BM&C, analistas indicam que a melhoria do cenário de concessão de crédito e inadimplência deve impulsionar a venda de bens duráveis, que passou por uma ressaca nos últimos anos após o boom de consumo durante a pandemia.
Diante deste contexto, eles indicam que Magazine Luiza deve apresentar crescimento na receita e ganho de alavancagem operacional ao longo deste ano de 2024, favorecendo a valorização das suas ações.