Magazine Luiza encerrou atividades de serviço vital e comunicado oficial da rival das Casas Bahia expôs a situação
Em agosto de 2023, mais precisamente no dia 15, a Magazine Luiza, vista como rival da Casas Bahia e uma das nossas maiores varejistas no ramo de eletrodomésticos e itens para o lar, emitiu um anúncio oficial informando o fim de serviço de dois pontos vitais da rede.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque a mesma encerrou as atividades de dois centros de distribuição, cujos quais representavam uma parte vital dos seus negócios, que ficavam localizados na região Sul do país.
A operação se iniciou ainda entre março e abril de 2023 na região e, após isso, atingiu também a região do Nordeste, entre junho e julho daquele ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Medidas necessárias
De acordo com o portal Valor Econômico, em meio ao comunicado oficial, a motivação da ação foi devido a “ajustes na capacidade” da empresa. As informações foram passadas por Roberto Belissimo, diretor financeiro e de relações com investidores da varejista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Magazine Luiza fechou as centrais de armazenagem menores, chamadas de “cross docking”, que atuam como pontos de passagem de produtos e distribuição rápida, porém não foi informado a quantidade exata de unidades encerradas que executavam esse serviço.
Apesar de ter ocorrido uma série de demissões, Bellissimo não chegou a informar o número exato de cortes de pessoal.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência, proibição da ANVISA e sumiço das prateleiras: 3 gigantes do chocolate tem luta no Brasil
● Fim do Big Mac e Coca-Cola: McDonald’s e +1 abandonam clientes e substitutos são convocados em país
● Doença e anonimato: Grávida de Taubaté vive assim 12 anos após ser desmascarada por Chris Flores
Ainda de acordo com o portal Valor, ao citar o tema em seu balanço, a empresa diz que, no trimestre, ela renegociou contratos, otimizou os investimentos nas áreas de marketing e logística e promoveu ajustes na capacidade de sua operação
Na ocasião a Magazine Luiza também informou em seu relatório que as despesas com reestruturação e integração do segundo trimestre de 2023, possuía uma natureza não recorrente, e parte delas estava relacionada com os fechamentos de centros.
Foram R$ 160 milhões em despesas de reestruturação e integração de negócios de abril a junho.
Em relatório de analistas do Citi, a equipe afirmou que os números da empresa no trimestre citado ficaram abaixo do esperado, com grupo ainda afetado por cenário macroeconômico.
Quais são as projeções da Magalu para este ano de 2024?
Apesar da situação mencionada acima, os números que a Magalu vem mostrando nos últimos tempos, associados à redução da taxa de juros no Brasil, colocam a empresa em uma posição de destaque agora em 2024.
De acordo com um relatório recente do BB Investimentos, a varejista é vista como um dos melhores investimentos.
O esforço do Magazine Luiza para monetizar suas operações e aumentar as margens operacionais, mesmo em um cenário de forte pressão sobre os resultados e de menor consumo de bens duráveis, foi ressaltado pelos analistas Victor Penna e Wesley Barnabé.
A empresa também vem trabalhando para simplificar sua estrutura e impulsionar a plataforma de marketplace do Magalu.
De acordo com o portal BM&C, analistas indicam que a melhoria do cenário de concessão de crédito e inadimplência deve impulsionar a venda de bens duráveis, que passou por uma ressaca nos últimos anos após o boom de consumo durante a pandemia.
Diante deste contexto, eles indicam que Magazine Luiza deve apresentar crescimento na receita e ganho de alavancagem operacional ao longo deste ano de 2024, favorecendo a valorização das suas ações.