Rival do Itaú fechou as portas no Brasil
Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de situações podem levar ao fim um grande empreendimento. Dessa vez, por exemplo, citaremos o exemplo de um banco tradicional, rival do Itaú, que teve que encerrar suas operações no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando a respeito do banco alemão Commerzbank, que encerrou suas operações no Brasil. O Banco Central aprovou o cancelamento da autorização de banco múltiplo, e simultaneamente aprovou uma autorização para abertura de representação no país.
Sendo assim, o Commerzbank deixa de ter uma instituição por aqui e passa a ter apenas um escritório. A informação foi confirmada pelo portal Valor Investe e deixou todos em choque. O encerramento das atividades no Brasil estava previsto desde o início de 2021.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na ocasião, o Commerzbank anunciou uma reestruturação global que previa a saída de 15 países. A instituição alemão havia aberto a unidade no Brasil em 2016 e seu auge foi em 2019, quando chegou a R$ 1,784 bilhão em ativos. Suas principais linhas eram capital de giro e câmbio.
Quais outros bancos foram a falência no Brasil?
NOSSA CAIXA
Este foi um dos maiores bancos que já se instalou aqui no Brasil. Originário das Caixas Econômicas Paulistas, fundado em 30 de dezembro de 1916, a instituição operou por quase 83 anos, quando fechou as portas em 2009 para se unir ao Banco do Brasil.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em novembro de 2008, o Banco do Brasil adquiriu a Nossa Caixa. A operação saiu ao custo de R$ 5,38 bilhões, sendo que a incorporação levou o BB a liderar o mercado no estado de São Paulo, onde anteriormente ocupava a 4ª colocação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
UNIBANCO
Fundado na cidade de Poços de Caldas, em 1924, o Unibanco era a abreviação da “União de Bancos Brasileiros”. A razão social do Unibanco não foi desfeita, e continua funcionando em cidades que já possui agências, assim como os boletos dos clientes empresariais antigos.
Após diversas mudanças, Unibanco se tornou integrante de um conglomerado financeiro que se fundiu ao Itaú Holding Financeira no ano de 2008, e que incluía várias empresas.