MOMENTO DE TERROR

Proibição da ANAC, dívida de R$10 milhões e falência: O fim de 3 cias aéreas após viverem mesmo terror da Gol

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

O terror de cias aéreas que ao viverem mesmo problema da Gol, e até proibição da ANAC (Foto: Divulgação)

3 cias aéreas vivem mesmo terror da Gol

Hoje vamos falar sobre o caos que 3 cias aéreas que você provavelmente conhecem e que tiveram que viver o mesmo terror da Gol hoje, que é uma das principais companhias de aviação do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, a Gol entrou com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos no dia 25 de janeiro desse ano, por conta das suas dívidas. De acordo com a CNN Brasil, a gigante tem um endividamento de R$ 20,17 bilhões.

E válido destacar que a recuperação judicial é uma alternativa que as empresas aderem para evitar a falência. E 3 empresas aéreas passaram pelo mesmo processo que a Gol vive hoje, a diferença é que o desfecho delas não foi positivo. Hoje vamos contar essas 3 histórias. As informações são do site Estado de Minas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O CAOS DA VARIG

Varig foi comprada pela Gol (Foto Reprodução/Internet)

Vamos abrir nossa lista citando uma das companhias que fizeram sucesso no Brasil, a Varig. Fundada em 1927, a Viação Aérea Rio-Grandense (Varig), ela chegou a ficar na lista das principais cias aéreas do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela tinha um serviço de qualidade e isso lhe rendeu em 1979 o prêmio de melhor do mundo pela revista americana “Air Transport World”. Mas, a partir de 1990, a Varig começou a decair e ela encontraria o seu fim.

A chegada de concorrentes, como a Gol e Tam (Latam), fizeram o mercado doméstico ficar acirrado. Só tendo prejuízos, em 2005, a companhia entrou em recuperação judicial e, 2 anos depois, foi vendida para a GOL. A falência da Varig foi decretada oficialmente em 2010.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

VASP

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

VASP teve sua falência decretada (Reprodução: Internet)

Abreviação para Viação Aérea São Paulo, a Vasp foi fundada em 1933. Já em 1935, ela foi estatizada por São Paulo após enfrentar dificuldades. E em 1995 novamente foi privatizada. E nessa nova era, ela começou um super processo de expansão.

Ela passou a ter voos para a Ásia, Estados Unidos, Canadá e Europa, além de comprar empresas estrangeiras. Contudo, essa expansão foi maior do que sua capacidade de lidar e isso marcou o seu fim.

Devido a uma crise financeira, ela atrasou pagamentos e colocou em risco até a manutenção dos aviões, e isso fez com que a a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil chegou a proibir aviões de decolarem. A situação ficou insustentável em 2005, e companhia teve sua autorização de operação cassada e deixou de voar. Em 2008, ela teve sua falência decretada.

TRANSBRASIL

TransBrasil bombou no mercado de passagens aéreas no Brasil (Foto: Reprodução)

Vamos fechar nossa lista falando sobre a lendária TransBrasil. Fundada em 1955, e com o nome de Sadia Transportes Aéreos, ela veio com o objetivo de transportar carne fresca de Santa Catarina para São Paulo. Com o sucesso, em 1961, a Sadia comprou a Transportes Aéreos Salvador, e assim ampliou sua participação no mercado aéreo nacional.

Em 1973, ela mudou o nome para Transbrasil. A empresa ficou bem até a década de 1980, ano que a crise no Brasil afetou o setor diretamente. Na época, Omar Fontana, dono da empresa, chegou a entrar na justiça contra o governo e a Transbrasil sofreu uma intervenção federal.

Após tomar o controle de volta, Omar Fontana viu a situação piorar. Para tentar se salvar, nos anos 1990, a companhia apostou em voos internacionais para se recuperar, mas, nem isso ajudou. Em dezembro de 2000, Omar faleceu e isso só piorou a situação da gigante.

Em 2001, companhia teve sua falência decretada. O motivo foi o pedido da General Electric Capital Corporation, que alegou na época que não recebeu o pagamento de uma dívida de US$ 2,6 milhões (R$ 10 milhões na cotação atual), referente a aluguéis de aviões e turbinas.

QUAIS COMPANHIAS AÉREAS TEM NO BRASIL?

As que fazem voos domésticos, que são aqueles dentro do país, são 3, que é a Gol, Azul e Latam. Mas, para fora do país há muitas outras, que são aquelas que já vem transportando passageiros de fora.

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile