3 cias aéreas vivem mesmo terror da Gol
Hoje vamos falar sobre o caos que 3 cias aéreas que você provavelmente conhecem e que tiveram que viver o mesmo terror da Gol hoje, que é uma das principais companhias de aviação do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, a Gol entrou com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos no dia 25 de janeiro desse ano, por conta das suas dívidas. De acordo com a CNN Brasil, a gigante tem um endividamento de R$ 20,17 bilhões.
E válido destacar que a recuperação judicial é uma alternativa que as empresas aderem para evitar a falência. E 3 empresas aéreas passaram pelo mesmo processo que a Gol vive hoje, a diferença é que o desfecho delas não foi positivo. Hoje vamos contar essas 3 histórias. As informações são do site Estado de Minas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O CAOS DA VARIG
Vamos abrir nossa lista citando uma das companhias que fizeram sucesso no Brasil, a Varig. Fundada em 1927, a Viação Aérea Rio-Grandense (Varig), ela chegou a ficar na lista das principais cias aéreas do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ela tinha um serviço de qualidade e isso lhe rendeu em 1979 o prêmio de melhor do mundo pela revista americana “Air Transport World”. Mas, a partir de 1990, a Varig começou a decair e ela encontraria o seu fim.
A chegada de concorrentes, como a Gol e Tam (Latam), fizeram o mercado doméstico ficar acirrado. Só tendo prejuízos, em 2005, a companhia entrou em recuperação judicial e, 2 anos depois, foi vendida para a GOL. A falência da Varig foi decretada oficialmente em 2010.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
VASP
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Abreviação para Viação Aérea São Paulo, a Vasp foi fundada em 1933. Já em 1935, ela foi estatizada por São Paulo após enfrentar dificuldades. E em 1995 novamente foi privatizada. E nessa nova era, ela começou um super processo de expansão.
Ela passou a ter voos para a Ásia, Estados Unidos, Canadá e Europa, além de comprar empresas estrangeiras. Contudo, essa expansão foi maior do que sua capacidade de lidar e isso marcou o seu fim.
Devido a uma crise financeira, ela atrasou pagamentos e colocou em risco até a manutenção dos aviões, e isso fez com que a a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil chegou a proibir aviões de decolarem. A situação ficou insustentável em 2005, e companhia teve sua autorização de operação cassada e deixou de voar. Em 2008, ela teve sua falência decretada.
TRANSBRASIL
Vamos fechar nossa lista falando sobre a lendária TransBrasil. Fundada em 1955, e com o nome de Sadia Transportes Aéreos, ela veio com o objetivo de transportar carne fresca de Santa Catarina para São Paulo. Com o sucesso, em 1961, a Sadia comprou a Transportes Aéreos Salvador, e assim ampliou sua participação no mercado aéreo nacional.
Em 1973, ela mudou o nome para Transbrasil. A empresa ficou bem até a década de 1980, ano que a crise no Brasil afetou o setor diretamente. Na época, Omar Fontana, dono da empresa, chegou a entrar na justiça contra o governo e a Transbrasil sofreu uma intervenção federal.
Após tomar o controle de volta, Omar Fontana viu a situação piorar. Para tentar se salvar, nos anos 1990, a companhia apostou em voos internacionais para se recuperar, mas, nem isso ajudou. Em dezembro de 2000, Omar faleceu e isso só piorou a situação da gigante.
Em 2001, companhia teve sua falência decretada. O motivo foi o pedido da General Electric Capital Corporation, que alegou na época que não recebeu o pagamento de uma dívida de US$ 2,6 milhões (R$ 10 milhões na cotação atual), referente a aluguéis de aviões e turbinas.
QUAIS COMPANHIAS AÉREAS TEM NO BRASIL?
As que fazem voos domésticos, que são aqueles dentro do país, são 3, que é a Gol, Azul e Latam. Mas, para fora do país há muitas outras, que são aquelas que já vem transportando passageiros de fora.