De venda ao Pão de Açúcar a falência: O adeus de 3 redes de supermercados
No Brasil há grandes redes de supermercados como Carrefour, Assaí, Pão de Açúcar, dentre muitos outros. Esse tipo de empreendimento faz parte do dia a dia dos brasileiros e são importantes para nossa economia.
Como qualquer empresa, ela está sujeita a lidar com crise, momentos de oscilação e até mesmo falência. Hoje nós vamos contar sobre o desfecho de 3 redes de supermercados aclamadas que não tiveram o melhor fim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PEG-PAG
Conhecido por ter sido uma das maiores estratégias de mercado, o Peg-Pag fez sucesso ao surfar na onda do ‘milagre econômico’. Entre de 1969 a 1973 a rede teve uma ascensão meteórica e não demorou para ser um dos queridinhos do Brasil.
Eles investiram muito em propagandas e nelas, através do famoso casal Peggy e Pag, eles passavam a ideia de que fazer compras te deixaria mais feliz. Conforme informações do Varejo em Dia, em suas propagandas eles pregavam a magia de ir a uma de suas unidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de seu sucesso, o Peg-pag, foi vendido em julho de 1978 ao Grupo Pão de Açúcar por Cr$ 250 milhões de cruzeiros e isso fez com que suas características alteradas. A nova controladora adotou um modelo de menos anúncios, como destacado pelo Varejo em Dia.
GRUPO CARVALHO
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Afundada em dívidas e grave acusação de câncer: Rival do Boticário entra em falência em país
● Lojas lacradas e adeus após 45 anos: Varejista tão popular quanto as Casas Bahia tem falência devastadora
● 500M pelos ares: Fast-food rival do Mcdonald’s e queridinho em shoppings exige falência em país
O Grupo Carvalho já esteve entre uma das vinte maiores redes de supermercado do Brasil. Tradição e confiança fizeram com que eles adquirissem muitos clientes. Fundado em 23 de setembro de 1986, em Teresina, Piauí, a partir de um pequeno comércio, em sede alugada, instalada no centro de Teresina, ele teria um sucesso meteórico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reginaldo Carvalho, seu ex-presidente, e Van Fernandes, ex-vice-presidente do Grupo foram os empresários responsáveis por investir no empreendimento e fazer dele um sucesso no Brasil.
Em seu auge, o Grupo Carvalho tinha um faturamento de mais de R$ 1,7 bilhões por ano, 45 lojas e empregava quase 6 mil pessoas. Mas, em 31 de maio de 2019, o site SA+ Varejo expôs que o Grupo Carvalho passaria por uma reestruturação.
A partir de 2 junho de 2019, a empresa se dividiu em duas redes de supermercados, o Grupo R Carvalho, administrado por Reginaldo Carvalho, e o Grupo Vanguarda, administrado por Van Fernandes. Com a decisão, os antigos sócios dividiram as lojas e cada um foi administrar a sua parte. Hoje ambos operam normalmente. Através de seus sites oficiais é possível acompanhar os seus negócios.
SENDAS
Terminamos nossa lista falando do Sendas Supermercado, que foi uma rede de supermercados do Brasil, fundada nos anos 20, no estado do Rio de Janeiro, e que ganhou força a partir de 1960, quando Arthur Sendas assumiu os negócios da família com 16 anos.
A rede de supermercado foi crescendo, ganhando cada vez mais espaço no Brasil, até que em dezembro de 2003, o Grupo Pão de Açúcar anunciou a compra de quase metade do capital da Sendas, criando a Sendas Distribuidora, conforme informações do Folha de São Paulo na época.
O negócio foi um sucesso, já que em 2004, a Sendas Distribuidora já era classificada como a quarta maior rede de supermercados do país, contendo 106 lojas e 16 mil funcionários na ocasião. No acordo de criação da Sendas Distribuidora, o Pão de Açúcar comprou 50% do capital da Sendas, o qual ficou com iguais 50%.
Acontece que uma tragédia marcaria o fim de rede. Conforme informações do jornal Extra expostas no dia 20 de outubro de 2008, o empresário Arthur Sendas, dono da rede, foi assassinado dentro do apartamento com um tiro na cabeça.
Em 13 de maio de 2010 o jornal O Globo anunciou a decisão do Grupo Pão de Açúcar de extinguir a marca até o fim de 2011 – além dela, seriam extintas as marcas CompreBem e ABC CompreBem. Isso marcou uma espécie de falência da marca. Desde então, suas lojas passaram para bandeira do Pão de Açúcar.
QUAL O MAIOR SUPERMERCADO DO BRASIL?
Esse título hoje pertence ao poderoso Grupo Carrefour. Conforme informações do Private Label Brazil, o grupo ganhou a liderança pelo oitavo ano consecutivo. Sozinho, a marca cravou uma receita de 115 bilhões de reais no Brasil em 2023