FIM

Loja popular de shopping, rival da Riachuelo e +1: O fim de 3 varejistas gigantescas ao sucumbirem à crise

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

O fim de varejistas e rival da Riachuelo (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fim de três varejistas, incluindo rival da Riachuelo, após sucumbir a crise

O Brasil tem uma enorme população consumidora, isso permite que ela seja muito interessante para as varejistas. Na história do país surgiram grandes nomes, assim como também desapareceram após uma crise ou por não suportarem a concorrência.

E hoje vamos falar do fim de três gigantes varejistas que talvez você conheça. Nessa lista inclui até uma rival da poderosa Riachuelo. Ambas não conseguiram contornar a crise.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LIVRARIAS SARAIVA

Apesar do foco ser livros, nas Livrarias Saraiva você encontrava de tudo um pouco, algo comum me lojas de varejo. Ela foi uma gigante dos shoppings e em todo o grande centro de comércio era comum ter uma.

Mas, de acordo com o site Exame, no dia 6 de outubro de 2023, ela conheceu seu fim após a Justiça de São Paulo decretou a falência por conta de uma dívida de R$ 675 milhões. As últimas lojas foram fechadas em novembro.

Saraiva tinha mais de 100 anos de história (Reprodução: Saraiva/Divulgação)

O FIM DA SIDE PLAY

Side Play foi uma rival da Riachuelo que chegou ao Brasil em 1993. Em seu auge, conforme informações do Canal 90, ela alcançou a marca de 50 lojas por aqui. Ela ficou famosa também pelos personagens licenciados da Warner Bros e pelas camisetas virem em uma lata personalizada. Em 2003 parou de vender produtos licenciados com os personagens, entrando em falência anos depois.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após sucesso estrondoso no início dos anos 2000, a Side Play decretou falência (Foto: Reprodução / Enjoei)

PAKALOLO

Fechamos nossa lista de varejistas, falando da Pakalolo, que também fez muito sucesso por aqui. Também de acordo com o Canal 90, ela decretou falência em 1995, após sua marca ir caindo aos poucos e a situação ficar insustentável. O principal motivo para o fim da marca, foi o fato dela não conseguir mais acompanhar a moda.

A Marca, que enfrentou a Renner, a C&A e a Riachuelo (Foto: Divulgação / Pakalolo)

POR QUE UMA EMPRESA ENTRA EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL?

Em conversa com o G1, o professor de direito Paulo Renato Fernandes da Silva, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), comentou sobre esse processo.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A recuperação judicial é um processo anterior, que serve para evitar a falência. Então você vai negociar com os credores a fixação de um plano de pagamento, para que a empresa possa se recuperar e não falir”. Então é o meio das empresas evitaram de início a falência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile