TRISTE FIM

Falência decretada e encerramento de atividades: O fim de 4 montadoras gigantescas no Brasil após décadas

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Montadoras gigantes do Brasil tiveram falência decretada e fim das atividades (Foto: Reprodução Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Montadoras gigantes do Brasil tiveram falência decretada e fim das atividades

Muitas montadoras ao redor do mundo fecharam suas portas nos últimos anos e vamos relembrar algumas nessa matéria.

A história da montadora Matra ainda ecoa na memória de muitos, lembrada por sua produção de chassis e ônibus até meados de 2005, no Estado de Santa Catarina. No entanto, o declínio da marca e sua eventual falência marcaram o fim de uma era.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao ser fundada, a Matra tinha como objetivo fabricar um veículo utilitário simples e robusto, destinado às atividades rurais, rivalizando com as picapes F-75 da Willys/Ford (descontinuadas em 1983) e Toyota Bandeirante.

Entretanto, apesar das expectativas otimistas de vender 500 veículos em dois anos, o modelo de pick-up enfrentou um fracasso comercial devido à forte concorrência em seu segmento. Com apenas 116 unidades vendidas em pouco tempo, parte delas exportadas para países da América Latina, a empresa viu seus lucros despencarem.

A decadência financeira levou à declaração de falência em meados de 2004, quando a produção de veículos foi abruptamente interrompida. Em agosto de 2005, veio o anúncio do fechamento definitivo da empresa, encerrando suas atividades de forma irreversível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fiat Diesel

A história da Fiat Diesel no Brasil é marcada por sua chegada em 1976, sucedendo a Feneme e introduzindo uma nova era no segmento de transporte de carga. Seu primeiro veículo, o caminhão médio Fiat 130, com seu motor de 6 cilindros, marcou o início dessa jornada. Logo depois, outros modelos renomados, como o Fiat 190, seguiram-se.

Apesar do reconhecimento da qualidade dos produtos da Fiat no mercado brasileiro, a Fiat Diesel enfrentou diversos desafios ao longo dos anos. Quedas nas vendas, problemas administrativos, questões trabalhistas e litígios judiciais contribuíram para sua saída abrupta do país em 1985.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dodge Caminhões

A história dos Dodge Caminhões no Brasil teve início em 1969, quando a produção nacional foi iniciada, apresentando os primeiros modelos, como o D400 e o D700. Esses caminhões logo conquistaram espaço no mercado brasileiro devido à sua qualidade e desempenho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 1981, a marca Dodge foi adquirida pela Volkswagen, que optou por continuar fabricando alguns modelos de caminhões Dodge sob sua gestão. No entanto, em 1984, a Volkswagen anunciou o encerramento da produção de caminhões Dodge no Brasil. Essa decisão não foi motivada por problemas de vendas, mas sim por uma estratégia corporativa que visava concentrar os esforços na marca Volkswagen.

Chevrolet Caminhões

A presença da Chevrolet no mercado brasileiro de caminhões remonta a 1925, quando a marca introduziu inicialmente modelos americanos, desfrutando de sucesso imediato devido à escassa concorrência. Em 1958, a Chevrolet deu início à produção nacional de caminhões, marcada pelo lançamento do modelo 6.500, equipado com um motor de 142 cavalos de potência. No entanto, ao longo dos anos, a empresa enfrentou dificuldades para acompanhar as inovações do mercado, o que levou ao encerramento de suas operações no Brasil em 1996.

GMC

A chegada dos primeiros caminhões da GMC ao Brasil ocorreu em 1996, quando a marca importou vários de seus veículos já estabelecidos nos Estados Unidos. No ano seguinte, em 1997, a GMC inaugurou sua própria fábrica no Brasil, lançando o novo modelo 15.170, equipado com um motor Caterpillar eletrônico. Apesar dos investimentos e esforços realizados, a marca encerrou suas operações no Brasil em 2001.

QUAL MONTADORA FOI COMPRADA PELA FORD?

Quando o assunto se trata das grandes montadoras que temos e já tivemos no Brasil, sabemos bem que vocês gostam de ficar por dentro de todos os detalhes.

+ Fim da flacidez na barriga: Receita milagrosa com 4 ingredientes rejuvenesce sua pele em poucos dias 

Dito isso, com direito a nada menos, nada menos que comprada pela Ford e fechamento geral de fábricas, vocês irão conferir agora o adeus decadente de montadora gigantesca que tivemos no nosso país. Para saber mais, leia a matéria completa clicando aqui! 

Eu sou o Felipe Henrique, Tec. de Enfermagem por formação e Redator Web por paixão. Adoro cobrir o mundo das celebridades e estou sempre antenado com os últimos acontecimentos, já passei por diversos sites do segmento. Gosto de comentar a vida dos famosos e escrevo aos finais de semana sobre os mais diversos assuntos. Meu e-mail é: pedro.fonseca@otvfoco.com Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile