Facão à solta: O fim de 5 montadoras, rivais da Hyundai, no Brasil após 71 anos pra tristeza dos motoristas

13/07/2024 às 12h50

Por: Ionara Santna
Imagem PreCarregada
Fim de 5 montadoras - Hyundai (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Hyundai se viu reinando do mercado enquanto assistia 5 enormes montadoras concorrentes não resistirem e terem seu fim decretado

Nos últimos 71 anos, o mercado automobilístico brasileiro tem sido palco de intensas disputas entre gigantes do setor. No entanto, um evento recente abalou profundamente essa paisagem: o fechamento de cinco montadoras que, por décadas, rivalizaram com a Hyundai.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa reviravolta inesperada marca o fim de uma era e traz uma onda de tristeza para motoristas e entusiastas automotivos em todo o país, que agora veem um mercado reduzido e menos competitivo.

Montadora (Reprodução/Autoentusiastas)
Montadora (Reprodução/Autoentusiastas)

De acordo com o Brasil do Trecho, atualmente, no Brasil, existem três principais montadoras de caminhões em operação: Scania, Volvo e Mercedes. Contudo, outras marcas renomadas não tiveram o mesmo sucesso e encerraram suas atividades no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Matra

Foi uma fabricante de chassis e ônibus localizada em Santa Catarina. A Matra operou no Brasil de 1987 a 1991, com seu primeiro modelo sendo o M-22.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa não conseguiu atingir um volume de vendas satisfatório após cinco anos no mercado, levando ao seu declínio.

Fiat Diesel

Embora a produção de carros da Fiat ainda seja bem conhecida no Brasil, seu segmento de transporte de carga, a “Fiat Diesel”, chegou ao país em 1976, sucedendo a Feneme.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O primeiro veículo foi o caminhão médio “Fiat 130”, com motor de 6 cilindros, seguido por modelos famosos como o “Fiat 190”. No entanto, devido à queda nas vendas, problemas administrativos, questões trabalhistas e ações judiciais, a marca deixou o Brasil em 1985.

Chevrolet Caminhões

A Chevrolet chegou ao Brasil em 1925, inicialmente importando modelos americanos e obtendo sucesso imediato devido à baixa concorrência. Em 1958, começou a produção nacional de caminhões, com o modelo inicial sendo o 6.500, equipado com motor de 142 cavalos.

Porém, ao longo dos anos, a empresa não conseguiu acompanhar as inovações do mercado e encerrou suas atividades no Brasil em 1996.

Dodge Caminhões

Iniciou a produção no Brasil em 1969, com os modelos D400 e D700. Em 1981, a marca foi adquirida pela Volkswagen, que continuou a fabricar alguns modelos de caminhões Dodge.

No entanto, em 1984, a Volkswagen anunciou o fim da produção de caminhões no Brasil, optando por focar em sua própria marca, não devido às vendas, mas por uma decisão estratégica corporativa.

GMC

Os primeiros caminhões da GMC chegaram ao Brasil em 1996, importando vários veículos já consolidados nos EUA. Em 1997, a marca inaugurou sua fábrica no Brasil, lançando o modelo 15.170, equipado com motor Caterpillar eletrônico.

Apesar dos esforços e investimentos, a GMC encerrou suas operações no Brasil em 2001.

Qual é o carro mais vendido da Hyundai?

O título de carro mais vendido da Hyundai de todos os tempos no Brasil pertence ao Hyundai HB20, com mais de 1,3 milhão de unidades emplacadas desde seu lançamento em 2012.

Destaque
Hyundai
Mercedes
Montadoras
montadoras Brasil
Montadoras de veículos
montadoras gigantes
Scania
volvo

Autor(a):

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.