Hyundai se viu reinando do mercado enquanto assistia 5 enormes montadoras concorrentes não resistirem e terem seu fim decretado
Nos últimos 71 anos, o mercado automobilístico brasileiro tem sido palco de intensas disputas entre gigantes do setor. No entanto, um evento recente abalou profundamente essa paisagem: o fechamento de cinco montadoras que, por décadas, rivalizaram com a Hyundai.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa reviravolta inesperada marca o fim de uma era e traz uma onda de tristeza para motoristas e entusiastas automotivos em todo o país, que agora veem um mercado reduzido e menos competitivo.
De acordo com o Brasil do Trecho, atualmente, no Brasil, existem três principais montadoras de caminhões em operação: Scania, Volvo e Mercedes. Contudo, outras marcas renomadas não tiveram o mesmo sucesso e encerraram suas atividades no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Matra
Foi uma fabricante de chassis e ônibus localizada em Santa Catarina. A Matra operou no Brasil de 1987 a 1991, com seu primeiro modelo sendo o M-22.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa não conseguiu atingir um volume de vendas satisfatório após cinco anos no mercado, levando ao seu declínio.
Fiat Diesel
Embora a produção de carros da Fiat ainda seja bem conhecida no Brasil, seu segmento de transporte de carga, a “Fiat Diesel”, chegou ao país em 1976, sucedendo a Feneme.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O primeiro veículo foi o caminhão médio “Fiat 130”, com motor de 6 cilindros, seguido por modelos famosos como o “Fiat 190”. No entanto, devido à queda nas vendas, problemas administrativos, questões trabalhistas e ações judiciais, a marca deixou o Brasil em 1985.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Chevrolet Caminhões
A Chevrolet chegou ao Brasil em 1925, inicialmente importando modelos americanos e obtendo sucesso imediato devido à baixa concorrência. Em 1958, começou a produção nacional de caminhões, com o modelo inicial sendo o 6.500, equipado com motor de 142 cavalos.
Porém, ao longo dos anos, a empresa não conseguiu acompanhar as inovações do mercado e encerrou suas atividades no Brasil em 1996.
Dodge Caminhões
Iniciou a produção no Brasil em 1969, com os modelos D400 e D700. Em 1981, a marca foi adquirida pela Volkswagen, que continuou a fabricar alguns modelos de caminhões Dodge.
No entanto, em 1984, a Volkswagen anunciou o fim da produção de caminhões no Brasil, optando por focar em sua própria marca, não devido às vendas, mas por uma decisão estratégica corporativa.
GMC
Os primeiros caminhões da GMC chegaram ao Brasil em 1996, importando vários veículos já consolidados nos EUA. Em 1997, a marca inaugurou sua fábrica no Brasil, lançando o modelo 15.170, equipado com motor Caterpillar eletrônico.
Apesar dos esforços e investimentos, a GMC encerrou suas operações no Brasil em 2001.
Qual é o carro mais vendido da Hyundai?
O título de carro mais vendido da Hyundai de todos os tempos no Brasil pertence ao Hyundai HB20, com mais de 1,3 milhão de unidades emplacadas desde seu lançamento em 2012.