O QUE ROLOU?!
Clientes no prejuízo e funcionários em pânico: O fechamento de agência de banco tradicional após 10 anos
28/03/2024 às 4h00

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fechamento de banco tradicional, após 10 anos de existência e a revolta de clientes e funcionários diante da decisão
Em de agosto de 2023, mais precisamente no dia 30 daquele ano, uma agência de um dos maiores nomes do setor financeiro do Brasil anunciou que fecharia as portas, deixando milhares de funcionários irritados e clientes em pânico.
Estamos falando da agência que pertencia ao banco Itaú, localizada na Avenida Presidente Dutra, em Feira de Santana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar do anúncio ter sido feito ainda em agosto, foi somente no dia 03 de setembro de 2023 que a situação se concretizou.
De acordo com o portal Acorda Cidade, membros do Sindicato dos Bancários chegaram a realizar na época uma manifestação contra o fechamento no mesmo dia do anúncio do fechamento.
Fora isso, eles informaram com exclusividade para o Acorda Cidade que o cenário não apenas preocupava funcionários como os clientes.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Adeus ao BarraShoppingSul: Fim de unidade de varejista nº1 tira chão das donas de casa

Arrebentaram o armário: 3 galãs mais lindos da Globo se assumiram gays publicamente

R$4B: Fábrica nº1 do Brasil tem ressurreição da falência decretada em 2025 e clientes soltam fogos
Após longos 10 anos
Eritan Carvalho, presidente do Sindicato dos Bancários, afirmou que a agência seria fechada após 10 anos de atividades o significou prejuízos aos clientes e comerciantes que atuavam em seu entorno.
Segundo ele, a informação pegou a todos de surpresa, uma vez que em 2022, o banco Itaú chegou a faturar R$30 bilhões, configurando o fechamento como algo injustificável.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E frisou que, embora os bancários fossem relocados para outras agências, o cenário de incertezas muito grande tomou conta.

Conforme ele mesmo pontuou, esse tipo de situação gera uma série de problemas, inclusive doenças psicossomáticas:
“Um cenário de incertezas muito grande. Até ontem os bancários não sabiam para onde iriam. Além disso, seis trabalhadores terceirizados foram demitidos. Isso é desleal e desumano com o trabalhador
Deixar pais e mães desempregados em um momento tão difícil para a sociedade. Viemos conscientizar a população de que ela faz parte desse processo e se ela não reclamar, os bancos continuarão demitindo”
Lado dos clientes
A cliente do banco, A.O, moradora da localidade da Terra Dura em Feira de Santana, comentou que mensalmente sacava a aposentadoria na agência da Avenida Presidente Dutra.
Segundo ela, o local era o mais tranquilo e tinha um bom atendimento:
“Todo mês venho aqui e acho melhor que as outras agências. Infelizmente recebi essa notícia do fechamento”
Outra cliente do banco há 18 anos, L.S, frisou que foi surpreendida com a notícia do fechamento:
“Foi uma surpresa. Sou cliente há muitos anos e deveriam manter a agência aberta. Não gostei dessa notícia.”
Apesar dos pesares, o Sindicato dos Bancários chegou a informar que outras 3 agências continuariam em funcionamento na cidade, além da agência do Itaú Personalité.
Por que fechamentos de agências bancárias, como as do Itaú, preocupam tanto?
De acordo com o portal do Sindicato dos Bancários, no fim do 4º trimestre deste ano, o banco Itaú contava com 85.855 empregados no Brasil, o que significou um corte de 3.292 postos de trabalho em 12 meses.
De acordo com o relatório do banco, a diminuição se deu após “iniciativas de eficiência” e “adequação dos times de atendimento e fechamento de agências”.
No período, foram fechadas 180 agências físicas.

Porém, apesar se ser vista como necessária (ao olhar do banco), o Sindicato dos Bancários afirmou que essa diminuição de postos de trabalho sobrecarrega e prejudica quem fica.
Exemplo disso é o processo de acompanhamento dos bancários que precisam se afastar pelo INSS, cujos quais foram parcialmente substituídos por inteligência artificial.
Com a demissão dos trabalhadores da área, o banco passou a perder prazos de marcação de perícia.
Somente com o que fatura com a prestação de serviços e tarifas bancárias – receita secundária que cresceu 4,9% em doze meses, totalizando 12,6 bilhões – o Itaú cobre em 167,7% do total de suas despesas com pessoal, incluindo a PLR.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.